Abordagem Interdisciplinar para Aproximar Meninas das Áreas de STEM: Reflexões e Propostas

  • Carmelita E. Vidigal AVEC
  • Marilia V. C. Souza AVEC

Resumo


Neste artigo descreve-se um projeto gratuito voltado para alunas do 9ª ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas, que reúne atividades de programação, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. A reflexão sobre problemas reais enfrentados pelas meninas no cotidiano e as possibilidades de intervenção para mitigá-los por meio de aplicativos fazem parte de um projeto interdisciplinar que se encontra em sua 7ª edição. São apresentados os resultados de um levantamento feito com um grupo de egressas para verificar em que medida o projeto influenciou suas escolhas acadêmicas e profissionais.

Referências

Action Foundation - Kenya Disponível em [link] Acesso em 20 mar.2024

Boolean Girl - EUA Disponível em [link] Acesso em 20 mar.2024

Contribuição dos trabalhos intensivos em Matemática para a economia brasileira. Disponível em [link]. Acesso em 18 mar.2024

Costa, R. L. da, Lula C. de S. G., Guinatti, D. de S. and Sousa, S. de C. (2023) “Unindo o Útil ao Agradável: Ação de Extensão de em Informática para Mulheres em Vulnerabilidade Social”. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT 2023). João Pessoa

Girls Who Code - EUA Disponível em [link] Acesso em 20 mar.2024

Glangchai C. Venture Girls: Raising Girls to Be Tomorrow’s Leaders. New York: HaperCollins Books, 2018. 375 p. ISBN 978-0-06-269755-4.

IBGE. (2024) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD) contínua”. Rio de Janeiro.

Instituto Embraer – Edital Ciência Diversa Disponível em [link]

Ministério do Trabalho e Emprego Disponível em [link] Acesso em 26 mar.2024.

Oliveira, E. R. B., Unbehaum, S., Gava, T. (2020). “A Educação STEM e Gênero: uma Contribuição para o Debate Brasileiro. Caderno de Pesquisa. V. 49. pp. 130-159. ISSN: 19805314. DOI: 10.1590/198053145644.

ONU Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em [link] Acesso em 18 mar.2024.

Quest Alliance - India Disponível em [link] Acesso em 20 mar.2024

Silva, A. G., Prado,R. M., Moro M. M. and Araújo, A. “Autopercepção de meninas do ensino básico em relação às carreiras de STEM”. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT 2023). João Pessoa.

Sisters of Code - Cambodia Disponível em [link] Acesso em 20 mar.2024

Venture Lab – Disponível em [link] Acesso em 20 mar.2024.
Publicado
21/07/2024
VIDIGAL, Carmelita E.; SOUZA, Marilia V. C.. Abordagem Interdisciplinar para Aproximar Meninas das Áreas de STEM: Reflexões e Propostas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 219-228. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2620.