Projeto Gurias na Computação: reflexões, desafios e oportunidades frente à curricularização da extensão

  • Aline Vieira de Mello Unipampa
  • Amanda Meincke Melo Unipampa
  • Alice Fonseca Finger Unipampa
  • Ildevana Poltronieri Rodrigues Unipampa

Resumo


O projeto Gurias na Computação, registrado na Universidade Federal do Pampa, foi concebido a partir do diálogo entre alunas e professoras dos cursos de Computação, tendo como objetivo incentivar a participação feminina na área. Desde 2016, é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e realiza diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão. Com a exigência dos cursos de graduação inserirem, pelo menos, 10% de extensão em seus currículos, a equipe executora do projeto precisou refletir sobre seu papel nesse processo. Neste artigo, são compartilhadas experiências do projeto Gurias na Computação, assim como refletimos sobre os desafios e as oportunidades do projeto frente à curricularização da extensão.

Referências

Andrade, M., Silva, G., and Lico, F. (2021). Uso de Fábricas de Software como componente curricular integrador em um Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 191–197, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Araújo, R., Faria, E., Martinez, A., and Souza, J. (2021). Curricularização da Extensão nos Cursos de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Uberlândia: Um Relato de Experiência. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 205–208, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Bordin, A. (2023). Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 262–269, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Boscarioli, C., Rodrigues, L., Silva, I., Lago, S., Meneghatti, M., Araújo, M., and Caus, G. (2022). Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 145–156, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Brasil (2014). Lei n. 13.005, de 9 de janeiro de 2014, Diário Oficial da União. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 mar. 2024.

Brasil (2018). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 mar. 2024.

Cunha, M. and Souza-Júnior, M. (2021). Concepção da Curricularização da Extensão no Bacharelado em Sistemas de Informação: Relato de Experiência do IFAL Campus Maceió. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 193–196, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Dalepiane, I., Fell, L., Silva, W., and Bernardino, M. (2023). Elicitação, Priorização e Validação de Requisitos de uma Ferramenta para Gerenciar Programas e Projetos de Extensão Universitária: um Estudo de Levantamento. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 268–277, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fell, L., Dalepiane, I., Mello, A., Basso, F., and Bernardino, M. (2023). Uma Ferramenta Baseada na Web para Apoiar a Gestão de Programas e Projetos Extensão Universitária: Uma Avaliação Passo a Passo com Especialistas. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 298–307, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ferrão, I., de Mello, A., and Melo, A. (2017). Gurias na Computação: fortalecendo e incentivando a participação feminina no Ensino Superior. In Anais do XI Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

FORPROEX (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Discponível em: [link]. Acesso em: 30 mar. 2024.

Franco, M. and Franco, P. (2023). Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 1–8, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Maciel, C. and Bim, S. A. (2016). Programa Meninas Digitais – ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio. In Anais do VII Computer on the Beach, Florianópolis, SC, Brasil. Univali.

Melo, A., de Mello, A., Kreutz, D., and Bernardino, M. (2023a). Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 289–299, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Melo, A., de Mello, A., Matos, E., and dos Santos, J. (2023b). Curricularização da Extensão: experiências e propostas para os cursos superiores de computação. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 54–55, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Programa Meninas Digitais (2023). Relatório Projetos Parceiros, 2022/2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 mar. 2024.

Silva, I., Moreira, G., Campos, L., Costa, N., Aranha, R., Barros, V., and Junior, C. P. (2023). Integrando a Extensão ao Currículo: uma Análise sobre a Curricularização da Extensão em Cursos de Computação da Região Centro-Oeste. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 522–532, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Siqueira, D., Boaventura, G., Campos, L., Costa, N., Macedo, M., Aranha, R., and Júnior, C. P. (2023). Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil. In Anais do X Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, pages 61–68, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Souza-Júnior, M. and Cunha, M. (2021). Um Sobrevoo Panorâmico sobre as Estratégias de Curricularização da Extensão adotadas atualmente em Cursos de Sistemas de Informação no Brasil. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 201–204, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
21/07/2024
MELLO, Aline Vieira de; MELO, Amanda Meincke; FINGER, Alice Fonseca; RODRIGUES, Ildevana Poltronieri. Projeto Gurias na Computação: reflexões, desafios e oportunidades frente à curricularização da extensão. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 229-240. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2623.