A representatividade feminina em um jogo educacional que visa incentivar a aprendizagem de História do Brasil

  • Julia Oliveira Pessoa UFABC
  • Maria Clara Pereira Araujo UFBA
  • Alessandra Yukari Fujii UFABC
  • Rafaela Vilela da Rocha UFABC

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir e expor a relevância da presença feminina nos jogos eletrônicos, a partir da avaliação de um jogo educacional que visa incentivar a aprendizagem de História do Brasil. Os impactos e demandas do protagonismo feminino nos ambientes digitais e, especificamente, de jogos educativos, são discutidos por meio dos resultados do estudo da temática, desenvolvimento e análise do jogo. A análise foi feita por meio do teste de Bechdel e de uma pesquisa com alunos do ensino básico e superior, além de especialistas e docentes a respeito do mesmo. Os resultados indicam que a representatividade feminina e identificação com as personagens constitui fator positivo na experiência lúdica e educacional.

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Publicado
21/07/2024
PESSOA, Julia Oliveira; ARAUJO, Maria Clara Pereira; FUJII, Alessandra Yukari; ROCHA, Rafaela Vilela da. A representatividade feminina em um jogo educacional que visa incentivar a aprendizagem de História do Brasil. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 298-308. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2684.