Uma Adaptação do Mobile Device Proficiency Questionnaires para um Público de Idosas da Região Amazônica

  • Gleiciane A. Fernandes Unifesspa
  • Gabriel Silva Unifesspa
  • Cecília Ionara P. de Araújo Unifesspa
  • Breno Wendel P. de Araújo Unifesspa
  • Dhennifer Alves Unifesspa
  • Isaque Severino Unifesspa
  • Léia S. de Sousa Unifesspa

Resumo


A falta de competências digitais e a pobreza são grandes impeditivos para que as mulheres idosas da região amazônica possam ter acesso à informação, comunicar-se efetivamente e resolver tarefas do dia-a-dia pela internet. Uma universidade federal do interior da Amazônia em parceria com outras instituições tem implementado ações para inclusão digital de mulheres idosas por meio da realização de oficinas, cursos livres e projetos de extensão. Este trabalho apresenta uma adaptação em linguagem simples do Questionário de Proficiência em Dispositivos Móveis (MDPQ) com foco em smartphones, uma ferramenta utilizada nas etapas iniciais do levantamento. São apresentados ainda os resultados da aplicação do referido questionário para um público de mulheres idosas amazônicas e uma análise dos pontos identificados. Os achados demonstram que as mulheres idosas desejam aprender a operar aplicativos móveis de maneira autônoma para se beneficiarem do uso de dispositivos e serviços móveis.

Referências

Araújo, R., Bragança, A., and Assunção, J. (2022). Acessibilidade na amazônia legal: soluções digitais. Climate Policy Iniciative. Disponível em [link].

Bocchini, B. (2020). Facilitar a integração digital entre pessoas idosas e jovens, promovendo a troca de conhecimentos e habilidades. Agência Brasil. Publicado em 21/08/2020. Disponível em [link].

Campbell, D. T. and Stanley, J. C. (2015). Experimental and quasi-experimental designs for research. Ravenio books.

Cangue, J. (2020). Exclusão social e pobreza na qualidade de ensino: estudo de caso no ensino primário-angola. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, 1:169–182.

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. psychometrika, 16(3):297–334.

de Sales, M. B., Rosa, S. D. S., de Freitas, S. A. A., and de Sales, A. B. (2013). Design Centrado no Usuário: Criando Recursos Didáticos para Idosos. Disponível em: CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação.

Mahdi, S. (2023). A missão de conectar a amazônia. Folha de São Paulo. Publicado em 02/10/2023. Disponível em [link].

Moret-Tatay, C., Beneyto-Arrojo, M. J., Gutierrez, E., Boot, W. R., and Charness, N. (2019). A spanish adaptation of the computer and mobile device proficiency questionnaires (cpq and mdpq) for older adults. Frontiers in psychology, 10:432928.

Organização das Nações Unidas (2021). Onu defende inclusão digital dos idosos e combate a estereótipos. ONU News. Publicado em 1 de outubro de 2021. Disponível em [link]. Acesso em 07 de janeiro de 2024.

Petrovčič, A., Boot, W. R., Burnik, T., and Dolničar, V. (2019). Improving the Measurement of Older Adults’ Mobile Device Proficiency: Results and Implications from a Study of Older Adult Smartphone Users. Number 2017. IEEE.

Pinheiro, J., Feltrim, V., Silva, G., Tait, T., and Dias, M. (2023). Incluindo mulheres no mundo digital: Relato de experiência. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 370–375, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rocha, P., Juca, S., Silva, S., and Monteiro, A. (2019). Competências digitais na perspectiva da informação, conhecimento e aprendizagem. Research, Society and Development, 8:e42881241.

Roque, N. A. and Boot, W. R. (2018). A new tool for assessing mobile device proficiency in older adults: the mobile device proficiency questionnaire. Journal of Applied Gerontology, 37(2):131–156.

Sanches, E. C. P., Bueno, J., et al. (2022). Uso da linguagem simples como prática no design da informação e design inclusivo. Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR: Novos horizontes da pesquisa em design, pages 231–245.

Tilvitz, A. I. and Areosa, S. V. C. (2022). Inclusão digital de idosos: as (tics) e o uso do celular. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 27(1).

Valentini, F. and Damasio, B. F. (2016). Average variance extracted and composite reliability: Reliability coefficients/variancia media extraida e confiabilidade composta: Indicadores de precisao. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2):NA–NA.

Velho, F. D. and Herédia, V. B. (2020). O idoso em quarentena e o impacto da tecnologia em sua vida. Rosa dos Ventos, 12(3):1–14.

Zhang, S., Grenhart, W. C., McLaughlin, A. C., and Allaire, J. C. (2017). Predicting computer proficiency in older adults. Computers in Human Behavior, 67:106–112.
Publicado
21/07/2024
FERNANDES, Gleiciane A.; SILVA, Gabriel; ARAÚJO, Cecília Ionara P. de; ARAÚJO, Breno Wendel P. de; ALVES, Dhennifer; SEVERINO, Isaque; SOUSA, Léia S. de. Uma Adaptação do Mobile Device Proficiency Questionnaires para um Público de Idosas da Região Amazônica. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 309-318. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2699.