O Uso do Instagram para Divulgação de Projetos nas Área de STEAM: Uma Análise do Perfil @MermãsDigitais
Resumo
O estudo analisou o perfil no Instagram do Projeto Mermãs Digitais, uma iniciativa do Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz voltado para promover a participação feminina em áreas STEAM. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem descritiva quantitativa e qualitativa, tendo métricas de publicações e da conta como objeto de análise. Os resultados indicaram que o uso estratégico de Reels como formato de publicação teve um impacto significativo no alcance e engajamento das postagens, indicaram ainda que os posts de entretenimento geraram um maior engajamento dos seguidores em comparação com outras categorias. Por fim, obtiveram-se percepções sobre estratégias digitais para outras iniciativas semelhantes.
Referências
Bueno, L. B. F., Barbosa, F. M., & Satler, C. E. (2022). Psicossocialização: relato de experiência de Projeto de Extensão nas Mídias Sociais: Psicossocialização: Experience Report of Extension Project in Social Media. Participação, 21(37), 144–157. Retrieved from [link]
Costa, M. F. A. F. N., Pereira, L. R. R., Maciel, C., & Nunes, E. P. dos S. (2023). Meninas Digitais Mato Grosso: uso do Instagram como estratégia de comunicação e mobilização de ações. Anais Do XVII Women in Information Technology, 428–433. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230832
Gil, A. A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. (6th ed.). Éditeur: São Paulo: Atlas.
Grossi, M. G. R., Borja, S. D. B., Lopes, A. M., & Andalécio, A. M. L. (2016). As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, 24(1), 11–30. DOI: 10.1590/1805-9584-2016v24n1p11
Jamovi (2019). jamovi. (Version 2.3) [Computer Software]. Retrieved from [link].
Pinochet, L. H. C., Pachelli, I. L., & Rocha, F. M. M. da. (2018). Uso de Métricas em Mídias Sociais e Indicadores de Desempenho do Site e sua Relação com o Valor da Marca em Empresas de Cosméticos no Brasil. ReMark - Revista Brasileira de Marketing, 17(1), 80–99. DOI: 10.5585/remark.v17i1.3581
Santos, J. H. de S., Rocha, B. F., & Passaglio, K. T. (2016). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(1), 23–28. DOI: 10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087
Silva, S., Matos, G., Nascimento, T., & Araújo, F. (2021). Redes sociais como ferramenta de visibilidade das mulheres nas ciências exatas: análise do perfil @lindasdaengenharia. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 330-334). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15876
Sohn, A. P., Ardigo, C. M., & Peixe, T. S. (2022). Uso Do Instagram Pelo Projeto De Extensão Universidade Da Criativa Idade. Revista Conexão UEPG, 18(1), 1–11. DOI: 10.5212/rev.conexao.v.18.20307.008
Stock, M. (2020). High Impact Extension Programming with Instagram. HortTechnology, 30(6), 654–658. DOI: 10.21273/horttech04693-20
Pereira, L., Souza e Silva, K., Nunes, E., & Maciel, C. (2022). Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 227-232). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2022.223162
Vaismoradi, M., Turunen, H., & Bondas, T. (2013). Content analysis and thematic analysis: Implications for conducting a qualitative descriptive study. Nursing & Health Sciences, 15(3), (pp. 398–405). wiley. DOI: 10.1111/nhs.12048.