Gender Gap no Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação: o caso do IFSC
Resumo
Este trabalho apresenta um mapeamento da atuação de mulheres docentes nos cursos de Tecnologia de Informação e Comunicação no IFSC. Devido à ausência desses dados na Plataforma Nilo Peçanha, realizou-se uma coleta de dados em fontes institucionais de domínio público, os quais foram sistematizadas em uma planilha. A análise revelou que as mulheres representam apenas 14,56% do quadro docente, atuam majoritariamente nos cursos técnicos, de tipo Integrado. As mulheres com contrato temporário representam percentual maior em relação aos homens. Elas também apresentam, no geral, menor titulação. A invisibilização da ausência de mulheres na docência de TI ainda é um grande problema.Referências
Brasil (2008). Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.
Santos, E., Rocha, T., Brasileiro, V., and Souza, C. (2019). What computing brazilian community is saying about gender gap. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, PP:1–1.
Santos, F., Santana, L., Mattos, D., and Parraga, A. (2022). Da sala de aula ao mercado de trabalho: O percurso acadêmico e a atuação profissional trilhados pelas egressas do curso de engenharia de computação da uergs. In Anais do XVI Women in Information Technology (WIT 2022), pages 12–21.
Sell, L. and Meinhardt, C. (2022). Análise do comportamento histórico do perfil de gênero em cursos de computação na ufsc. In Anais do XVI Women in Information Technology (WIT 2022), pages 179–184.
Vossen, L., Silva Santos, M., Vasconcellos, D., Tomaselli Borchardt, G., Bunn, C., Silveira, E., Gasparini, I., and Frigo, L. (2023). Análise da presença feminina no corpo docente e sua relação com o corpo discente feminino nos cursos de tic. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT 2023), pages 36–45.
Santos, E., Rocha, T., Brasileiro, V., and Souza, C. (2019). What computing brazilian community is saying about gender gap. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, PP:1–1.
Santos, F., Santana, L., Mattos, D., and Parraga, A. (2022). Da sala de aula ao mercado de trabalho: O percurso acadêmico e a atuação profissional trilhados pelas egressas do curso de engenharia de computação da uergs. In Anais do XVI Women in Information Technology (WIT 2022), pages 12–21.
Sell, L. and Meinhardt, C. (2022). Análise do comportamento histórico do perfil de gênero em cursos de computação na ufsc. In Anais do XVI Women in Information Technology (WIT 2022), pages 179–184.
Vossen, L., Silva Santos, M., Vasconcellos, D., Tomaselli Borchardt, G., Bunn, C., Silveira, E., Gasparini, I., and Frigo, L. (2023). Análise da presença feminina no corpo docente e sua relação com o corpo discente feminino nos cursos de tic. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT 2023), pages 36–45.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
RAUTA, Caroline R. V. S.; CHAGAS, Maykon; ADÃO, Maria Clara; BRANDÃO, Jaqueline C..
Gender Gap no Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação: o caso do IFSC. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 361-366.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2242.