Formação de Pensamento Computacional para Encorajar Meninas em Situação de Vulnerabilidade Social a Seguirem a Área da Computação

  • Larissa Zózimo Antunes FURB
  • Andreza Sartori FURB
  • Luciana P. de Araújo Kohler FURB
  • Mauricio Capobianco Lopes FURB
  • Dalton Solano dos Reis FURB
  • Fabricia Zucco FURB

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento de uma formação utilizando as competências do pensamento computacional com meninas dos anos finais do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade social. Esta formação foi realizada em parceria com o CRAS visando oferecer às participantes uma introdução ao pensamento computacional. Como resultado, as meninas mostraram interesse em aprender mais sobre as diversas áreas da computação.
Palavras-chave: Meninas, Computação, Pensamento Computacional

Referências

Carneiro, Sara Gonçalves, et al. "Mulheres nas ciências de exatas, engenharia e computação: uma revisão integrativa." Humanidades e Tecnologia (Finom) 20.1 (2020): 159-175.

CNN Brasil. (2023) “Mulheres na tecnologia: cenário, desafios e nomes que marcaram a história”. Disponível em: [link]. Acesso em: 26, Fevereiro 2023.

LOPES, Mauricio Capobianco; KOHLER, Luciana P. de Araújo; REIS, Dalton Solano dos; WISINTAINER, Miguel Alexandre; ZIMMERMANN, Maria Fernanda; BLOEMER, Martha Lanser; LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; SILVA, Leonardo Linhares. Furbot: mini games para auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 197-200. DOI: 10.5753/cbie_estendido.2023.234560.

ROMERO,V. (2020, jan.). 6 things that can help propel girls in Stem. IEEE Spectrum. Disponível em: [link]. Acesso em: 10, Março 2023.

Scratch. (2024). Disponível em: [link].
Publicado
21/07/2024
ANTUNES, Larissa Zózimo; SARTORI, Andreza; KOHLER, Luciana P. de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco; REIS, Dalton Solano dos; ZUCCO, Fabricia. Formação de Pensamento Computacional para Encorajar Meninas em Situação de Vulnerabilidade Social a Seguirem a Área da Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 368-373. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2335.