Formação de Pensamento Computacional para Encorajar Meninas em Situação de Vulnerabilidade Social a Seguirem a Área da Computação
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento de uma formação utilizando as competências do pensamento computacional com meninas dos anos finais do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade social. Esta formação foi realizada em parceria com o CRAS visando oferecer às participantes uma introdução ao pensamento computacional. Como resultado, as meninas mostraram interesse em aprender mais sobre as diversas áreas da computação.
Palavras-chave:
Meninas, Computação, Pensamento Computacional
Referências
Carneiro, Sara Gonçalves, et al. "Mulheres nas ciências de exatas, engenharia e computação: uma revisão integrativa." Humanidades e Tecnologia (Finom) 20.1 (2020): 159-175.
CNN Brasil. (2023) “Mulheres na tecnologia: cenário, desafios e nomes que marcaram a história”. Disponível em: [link]. Acesso em: 26, Fevereiro 2023.
LOPES, Mauricio Capobianco; KOHLER, Luciana P. de Araújo; REIS, Dalton Solano dos; WISINTAINER, Miguel Alexandre; ZIMMERMANN, Maria Fernanda; BLOEMER, Martha Lanser; LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; SILVA, Leonardo Linhares. Furbot: mini games para auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 197-200. DOI: 10.5753/cbie_estendido.2023.234560.
ROMERO,V. (2020, jan.). 6 things that can help propel girls in Stem. IEEE Spectrum. Disponível em: [link]. Acesso em: 10, Março 2023.
Scratch. (2024). Disponível em: [link].
CNN Brasil. (2023) “Mulheres na tecnologia: cenário, desafios e nomes que marcaram a história”. Disponível em: [link]. Acesso em: 26, Fevereiro 2023.
LOPES, Mauricio Capobianco; KOHLER, Luciana P. de Araújo; REIS, Dalton Solano dos; WISINTAINER, Miguel Alexandre; ZIMMERMANN, Maria Fernanda; BLOEMER, Martha Lanser; LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; SILVA, Leonardo Linhares. Furbot: mini games para auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 12. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 197-200. DOI: 10.5753/cbie_estendido.2023.234560.
ROMERO,V. (2020, jan.). 6 things that can help propel girls in Stem. IEEE Spectrum. Disponível em: [link]. Acesso em: 10, Março 2023.
Scratch. (2024). Disponível em: [link].
Publicado
21/07/2024
Como Citar
ANTUNES, Larissa Zózimo; SARTORI, Andreza; KOHLER, Luciana P. de Araújo; LOPES, Mauricio Capobianco; REIS, Dalton Solano dos; ZUCCO, Fabricia.
Formação de Pensamento Computacional para Encorajar Meninas em Situação de Vulnerabilidade Social a Seguirem a Área da Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 367-372.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2335.