Code.Ino: Construindo um Futuro Digital com o Protagonismo das Meninas em um Jogo para Programação
Resumo
Este artigo destaca a importância da compreensão da lógica de programação, independentemente do paradigma utilizado. Ele introduz um jogo digital Code.Ino, desenvolvido por alunas de graduação em cursos relacionados à Computação, projetado para ensinar programação em Arduino de forma lúdica. O jogo visa auxiliar no aprendizado dos componentes do Arduino e na estrutura de programação por meio de fases distintas. Ele foi projetado para ser usado por meninas e meninos, mas o protagonismo do jogo é dado às mulheres, enfatizando que programação também é coisa de menina. Os resultados indicaram sucesso em despertar o interesse das meninas pelo assunto com a representatividade.Referências
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Publicado
21/07/2024
Como Citar
CASTRO, Bianca P.; SOARES, Hanani E. F.; SCHIAVINI, Thamires P. S.; HOLANDA, Maristela; ARAUJO, Aleteia.
Code.Ino: Construindo um Futuro Digital com o Protagonismo das Meninas em um Jogo para Programação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 409-414.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2589.