Code.Ino: Construindo um Futuro Digital com o Protagonismo das Meninas em um Jogo para Programação

  • Bianca P. Castro UnB
  • Hanani E. F. Soares UnB
  • Thamires P. S. Schiavini UnB
  • Maristela Holanda UnB
  • Aleteia Araujo UnB

Resumo


Este artigo destaca a importância da compreensão da lógica de programação, independentemente do paradigma utilizado. Ele introduz um jogo digital Code.Ino, desenvolvido por alunas de graduação em cursos relacionados à Computação, projetado para ensinar programação em Arduino de forma lúdica. O jogo visa auxiliar no aprendizado dos componentes do Arduino e na estrutura de programação por meio de fases distintas. Ele foi projetado para ser usado por meninas e meninos, mas o protagonismo do jogo é dado às mulheres, enfatizando que programação também é coisa de menina. Os resultados indicaram sucesso em despertar o interesse das meninas pelo assunto com a representatividade.

Referências

de Medeiros, L. and Wünsch, L. (2019). Ensino de programação em robótica com arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico, 26(2):456–480.

Garcêz, A. and Oliveira, J. (2022). Os benefícios da utilização de jogos digitais para o ensino de programação para crianças. Research, Society and Development, 11:e239111738122.

Medeiros, R., Falcão, T., and Ramalho, G. L. (2020). Ensino e aprendizagem de introdução a programação no ensino superior brasileiro: Revisão sistemática da literatura. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação – WEI, pages 186–190.

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernández, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., and Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for all. Commun. ACM, 52(11):60–67.

Silva, E. and Falcão, T. (2020). O pensamento computacional no ensino superior e seu impacto na aprendizagem de programação. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 171–175, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Thomas H. Cormen, Charles Eric Leiserson, R. R. C. S. (2002). Algoritmos: teoria e prática. Campus, Rio de Janeiro.

Uzunca, B. and Jansen, S. (2016). How do ecosystem dynamics work in serious gaming ecosystems? challenges and opportunities. In Proceedings of the 36th Annual Conference on Strategic Management Society.
Publicado
21/07/2024
CASTRO, Bianca P.; SOARES, Hanani E. F.; SCHIAVINI, Thamires P. S.; HOLANDA, Maristela; ARAUJO, Aleteia. Code.Ino: Construindo um Futuro Digital com o Protagonismo das Meninas em um Jogo para Programação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 410-415. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2589.