Bits de Ada: ações de estímulo à permanência feminina no curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFMA Campus Caxias

  • Heloisa Guimarães Coelho IFMA
  • Luis Fernando Maia Santos Silva IFMA
  • Samore Ellen Pacheco Barbosa IFMA
  • Alexia Rodrigues Silva IFMA
  • Sabrina Pachêco Silveira IFMA
  • Jose Wilker Pereira Luz IFMA

Resumo


Este artigo relata as ações implementadas para a retomada do Projeto Bits de Ada no Instituto Federal do Maranhão, Campus Caxias, com o objetivo de incentivar a participação e a permanência de mulheres no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. A metodologia adotada no projeto foi cuidadosamente planejada para criar um ambiente inclusivo, inspirador e educativo para as alunas, incentivando seu interesse pela tecnologia. Como resultado dessas ações, observou-se um aumento no número de matrículas femininas e uma redução na taxa de evasão do curso, demonstrando o impacto positivo do Bits de Ada e sua influência na formação e no desenvolvimento acadêmico das alunas.

Referências

Barrence, A. (2023). A escassez dos profissionais de tecnologia no brasil e seu consequente impacto no ecossistema de startups. Google Brasil.

Castro, E., Castro, S., Aquino, S., and Freire, T. (2023). Oficina de robótica com arduino para alunas do ensino médio da rede pública: um relato de experiência. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 358–363, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

IBGE (2019). Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua divulgação especial mulheres no mercado de trabalho. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua IBGE.

IFMA (2018). Fábrica de inovação ifma. Inova IFMA.

Lima, G., Silva, L., Castro, S., Garros, J., Viana, V., Oliveira, Y., Aquino, S., and Freire, T. (2023). Uma plataforma para mulheres na área de tecnologia: prototipação de um site com metodologia de ux design para compartilhamento de projetos com a ferramenta figma. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 317–328, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Oliveira, Y., Lima, G., Viana, V., Aquino, S., and Freire, T. (2023). Mão no hardware: Como mulheres e informática podem caminhar juntas? In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 463–468, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

SBC (2021). Educação superior em computação estatísticas – 2021. Estatísticas SBC.

SBC (2024). Mermãs digitais. Meninas Digitais SBC.

Viana, V., Oliveira, Y., Lima, G., Silva, L., Aquino, S., and Freire, T. (2023). Aprendendo através de jogos: Relato de experiência de uma oficina para o desenvolvimento de jogos 2d com meninas no projeto de extensão mermãs digitais. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 457–462, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
21/07/2024
COELHO, Heloisa Guimarães; SILVA, Luis Fernando Maia Santos; BARBOSA, Samore Ellen Pacheco; SILVA, Alexia Rodrigues; SILVEIRA, Sabrina Pachêco; LUZ, Jose Wilker Pereira. Bits de Ada: ações de estímulo à permanência feminina no curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFMA Campus Caxias. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 415-420. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2615.