Uma História que está só Começando: Primeiros Passos de uma Iniciativa para Aumentar a Representatividade Feminina na Computação
Resumo
Pesquisas mostram que o número de iniciativas em Universidades brasileiras para aumentar a representatividade feminina nos cursos de computação tem crescido ano após ano e alcançado cada vez mais mulheres e meninas. Este artigo apresenta uma iniciativa pioneira no Departamento de Informática da UFPR que visa impulsionar o ingresso e a participação de mulheres, e reduzir a evasão de estudantes do sexo feminino nos cursos de computação. A iniciativa iniciou suas atividades no ano de 2023 e, desde então, vem desenvolvendo ações nos três principais eixos de atuação da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.Referências
Ahuja, M. K. (2002). Women in the information technology profession: a literature review, synthesis and research agenda. European Journal of Information Systems, 11(1), p. 20-34.
Andrade, E. L. P., Patriota, U. J. F., Ferreira, L. J. N., Benevides, K. A., Almeida, E. S., e Cabral, R. S. (2022). “O projeto Katie e o impacto de um grupo feminino na Computação”. I Congresso Internacional Mulheres em STEAM, p. 1-8.
Bell, T., Witten, L. H., e Fellows, M. (2011). “Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução de Luciano Porto Barreto. Disponível em: [link]. Último acesso em 24/03/2024.
Mello, A. V. de, Finger, A. F., Gindri, L., e Melo, A. M. (2021). “Mapeamento das Ações Realizadas pelos Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais na Região Sul”. Anais do XV Women in Information Technology (WIT), p. 91-100.
Miranda, B. A. de, Almeida, e M. M. S. C., Alves, I. R. S., e Campos, L. M.R. S. (2021). “Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG”. Anais do XV Women in Information Technology (WIT), p. 11-20.
Moro, M. M., Araujo, A., Cappelli, C., Nakamura, F., Frigo, L. B., Salgado L., Braga, R., e Viegas, R. (2023). 7 motivos (7Ps) para Inclusão e Promoção da Diversidade de Gênero em TIC. In: Barbosa, B.; Tresca, L.; Lauschner, T. (Org.). 3ª Coletânea de Artigos - TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade - Tendências e Desafios. 1ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet do Brasil, v. 1, p. 369-404.
Nunes, M. M., Rodrigues, L. F., Martinhago, A. Z., Soares & L. S. e Reis, R. C. D. (2015). Meninas++: uma iniciativa para fomentar a participação feminina na área de Computação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, 3(1), p. 58 - 78.
Reis, R. C. D., Reis, C. D. G., Lyra, K. T., Nascimento, T. M. do, Assolari, C. L. (2023). “Jogos com Temática Feminina: Um mapeamento sistemático da literatura”. Anais Estendidos do XXII do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), p. 436-448.
Salgado, L., Calaza, K., Herdy, I, Martins, S., Barcellos, R., e Avelino, M. (2022). #include meninas.uff: Desconstruindo Estereótipos como Ferramenta de Empoderamento das Mulheres na Área de Computação. Revista da Sociedade Brasileira de Computação - Empoderamento Digital, n. 48, p. 34-37.
Santos, V. L. A., Carvalho, T. F. M., e Barreto, M. do S. V. (2021). “Mulheres na Tecnologia da Informação: Histórico e Cenário Atual nos Cursos Superiores”. Anais do XV Women in Information Technology (WIT), p. 111-120.
Sell, L. e Meinhardt, C. (2022). “Análise do Comportamento Histórico do Perfil de Gênero em Cursos de Computação na UFSC”. Anais do XVI Women in Information Technology (WIT), p. 179-184.
SME (2024). Secretaria Municipal da Educação – Projeto Cientistas na Escola. Disponível em: [link]. Último acesso em 24/03/2024.
Andrade, E. L. P., Patriota, U. J. F., Ferreira, L. J. N., Benevides, K. A., Almeida, E. S., e Cabral, R. S. (2022). “O projeto Katie e o impacto de um grupo feminino na Computação”. I Congresso Internacional Mulheres em STEAM, p. 1-8.
Bell, T., Witten, L. H., e Fellows, M. (2011). “Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução de Luciano Porto Barreto. Disponível em: [link]. Último acesso em 24/03/2024.
Mello, A. V. de, Finger, A. F., Gindri, L., e Melo, A. M. (2021). “Mapeamento das Ações Realizadas pelos Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais na Região Sul”. Anais do XV Women in Information Technology (WIT), p. 91-100.
Miranda, B. A. de, Almeida, e M. M. S. C., Alves, I. R. S., e Campos, L. M.R. S. (2021). “Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG”. Anais do XV Women in Information Technology (WIT), p. 11-20.
Moro, M. M., Araujo, A., Cappelli, C., Nakamura, F., Frigo, L. B., Salgado L., Braga, R., e Viegas, R. (2023). 7 motivos (7Ps) para Inclusão e Promoção da Diversidade de Gênero em TIC. In: Barbosa, B.; Tresca, L.; Lauschner, T. (Org.). 3ª Coletânea de Artigos - TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade - Tendências e Desafios. 1ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet do Brasil, v. 1, p. 369-404.
Nunes, M. M., Rodrigues, L. F., Martinhago, A. Z., Soares & L. S. e Reis, R. C. D. (2015). Meninas++: uma iniciativa para fomentar a participação feminina na área de Computação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, 3(1), p. 58 - 78.
Reis, R. C. D., Reis, C. D. G., Lyra, K. T., Nascimento, T. M. do, Assolari, C. L. (2023). “Jogos com Temática Feminina: Um mapeamento sistemático da literatura”. Anais Estendidos do XXII do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), p. 436-448.
Salgado, L., Calaza, K., Herdy, I, Martins, S., Barcellos, R., e Avelino, M. (2022). #include meninas.uff: Desconstruindo Estereótipos como Ferramenta de Empoderamento das Mulheres na Área de Computação. Revista da Sociedade Brasileira de Computação - Empoderamento Digital, n. 48, p. 34-37.
Santos, V. L. A., Carvalho, T. F. M., e Barreto, M. do S. V. (2021). “Mulheres na Tecnologia da Informação: Histórico e Cenário Atual nos Cursos Superiores”. Anais do XV Women in Information Technology (WIT), p. 111-120.
Sell, L. e Meinhardt, C. (2022). “Análise do Comportamento Histórico do Perfil de Gênero em Cursos de Computação na UFSC”. Anais do XVI Women in Information Technology (WIT), p. 179-184.
SME (2024). Secretaria Municipal da Educação – Projeto Cientistas na Escola. Disponível em: [link]. Último acesso em 24/03/2024.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
NASCIMENTO, Thalita Maria do; NEVES, Mayara L. de F.; MENDES, Heloísa B.; ASSOLARI, Camilla L.; REIS, Clausius D. G.; LYRA, Kamila T.; REIS, Rachel C. D..
Uma História que está só Começando: Primeiros Passos de uma Iniciativa para Aumentar a Representatividade Feminina na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 421-426.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2634.