Desenvolvendo competências nas áreas STEM por meio de rodas de conversas e oficinas

  • Clara Freire M. Teixeira IFRN
  • Maria Isabel M. Oliveira IFRN
  • Maria Laura B. da Silva IFRN
  • Alba Sandyra B. L. Campos IFRN
  • Karolayne S. de Azevedo UFRN

Resumo


Estudos apontam que meninas se interessam menos pelas áreas STEM (do inglês, Science, Technology, Engineering, and Mathematics), não por incapacidade cognitiva, mas por questões políticas, pela falta de estrutura educacional, social, cultural e principalmente devido a estereótipos. Este artigo apresenta ações do Projeto Ada, um projeto de extensão que visa promover a participação feminina nas áreas STEM. As atividades propostas incluem rodas de conversas, exibições de filmes temáticos e oficinas de desenvolvimento de jogos digitais com o objetivo de conscientizar sobre a baixa representatividade das mulheres nessas áreas.

Referências

PNUD. Uso apropriado de tecnologias digitais impulsiona igualdade de gênero. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/03/2024.

KIM, Ann Y.; SINATRA, Gale M.; SEYRANIAN, Viviane. Developing a STEM identity among young women: A social identity perspective. Review of Educational Research, v. 88, n. 4, p. 589-625, 2018. Acesso em: 08/03/2024.

KAUFMAN, K, "IEEE Foundation Empowers Women in Engineering Through the Establishment of New "Future" Pillar: Inspiring girls and women worldwide to follow their dreams [WIE From Around the World]", in IEEE Women in Engineering Magazine, vol. 17, n. 1, pp. 16-17, junho de 2023, DOI: 10.1109/MWIE.2023.3251759. Acesso em: 23/03/2024.

LIMA, Michelle Pinto. As mulheres na Ciência da Computação. Revista Estudos Feministas, v. 21, p. 793-816, 2013. Acesso em: 20/03/2024.

SOARES, Thereza Amélia. Mulheres em ciência e tecnologia: ascensão limitada. Química Nova, v. 24, p. 281-285, 2001. Acesso em: 20/03/2024.

MENINAS DIGITAIS. - Meninas Digitais, 2024. Sobre o Programa Meninas Digitais. Disponível em: [link]. Acesso em: 17/05/2024.
Publicado
21/07/2024
TEIXEIRA, Clara Freire M.; OLIVEIRA, Maria Isabel M.; SILVA, Maria Laura B. da; CAMPOS, Alba Sandyra B. L.; AZEVEDO, Karolayne S. de. Desenvolvendo competências nas áreas STEM por meio de rodas de conversas e oficinas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 427-432. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2660.