Programa de Incentivo a Meninas no Ingresso em Cursos da área de Computação: um Relato de Experiência em Jaboatão dos Guararapes

  • Viviane Cristina Oliveira Aureliano IFPE
  • Maria Eduarda Santana dos Santos IFPE
  • Vanessa Carla Pereira da Silva IFPE
  • Emmanuele Ribeiro de Mendonça IFPE

Resumo


A baixa representatividade feminina na área de Computação e TIC leva meninas e mulheres a enxergarem essa área como sendo masculina e também à crença que cursos nesta área não podem ser realizados por elas. No entanto, meninas e mulheres mostram-se mais interessadas na área de Computação e TIC quando elas possuem um modelo para inspirá-las. Com vistas a reduzir a baixa representatividade feminina e incentivar meninas e mulheres a ingressarem na área de Computação e TIC, várias iniciativas no Brasil e no mundo vêm sendo propostas. Dentro deste contexto, este artigo relata a experiência obtida em um projeto de extensão cujo objetivo foi promover ações para incentivo a meninas estudantes do ensino médio de escolas públicas localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes a ingressarem em uma carreira na área de Computação e TIC.

Referências

BRASSCOM. Relatório de diversidade. Disponível em [link] Acesso em: 31 out. 2022.

BRASSCOM. Demanda de Talentos em TIC e Estratégia Σ TCEM. Disponível em [link] Acesso em: 31 out. 2022.

CURSINO, A. R.; MARTINEZ, J. F. P. Análise Estatística Descritiva e Regressão da Inserção das Mulheres nos Cursos de TI nos Anos de 2009 a 2018. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.

MOLNAR, A., KEANE, T.; STOCKDALE, R. 2021. Educational interventions and female enrollment in IT degrees. Commun. ACM 64, 3 (March 2021), 73–77. DOI: 10.1145/3387106

IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Disponível em [link]. Acesso em: 31 out. 2022.

IBGE. Indicadores do Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 mai. 2023.

MIRANDA, B. A. de et al.. Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.

MARQUES, D. et al. Desempenho Acadêmico e o Ingresso no Curso Superior: uma análise das estudantes ingressantes entre 2016 a 2020 do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.

PEREIRA, J. S. et al. Uma análise da participação das mulheres nos cursos técnico em informática e ciência da computação do instituto federal do sudeste de minas gerais. In: Anais do XIV Women in Information Technology (WIT 2020). XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.

RESEARCH, Microsoft Us. Girls in STEM: the importance of role models. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 abr. 2024.
Publicado
21/07/2024
AURELIANO, Viviane Cristina Oliveira; SANTOS, Maria Eduarda Santana dos; SILVA, Vanessa Carla Pereira da; MENDONÇA, Emmanuele Ribeiro de. Programa de Incentivo a Meninas no Ingresso em Cursos da área de Computação: um Relato de Experiência em Jaboatão dos Guararapes. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 433-438. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2670.