Caminhos Percorridos: Reflexões do Projeto Meninas Digitais Dourados

  • Valguima Odakura UFGD

Resumo


Neste artigo é apresentado um relato de experiência de cinco anos do Projeto Meninas Digitais Dourados, que objetiva promover a participação feminina na área de tecnologia da informação. As ações do projeto abrangem tanto o trabalho em escolas, com oficinas de tecnologias para meninas do ensino fundamental e médio, quanto encontros com grupo de graduandas na área de Computação, oferecendo suporte e acolhimento. Este relato oferece uma análise retrospectiva das ações realizadas, dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas durante a jornada do projeto. Por meio da análise do impacto das ações desenvolvidas refletimos sobre às lições aprendidas e possíveis caminhos para a busca da equidade de gênero na Computação.

Referências

Frigo, L. B., Moro, F. F., Padilha, R. O., and Pozzebon, E. (2020). Meninas em ação: Atividades inspiradoras para projetos parceiros do programa meninas digitais. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 60–69. SBC.

Lopes, E. V. A. and Odakura, V. V. V. A. (2020). Heroínas digitais: Um relato de experiência com meninas do ensino fundamental. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 229–233. SBC.

Lopes, E. V. V. A. and Odakura, V. V. V. A. (2021). Gogirls: gender equity integrated into digital literacy. In Proceedings XIII Congress of Latin American Women in Computing.

Lopes, E. V. V. A. and Odakura, V. V. V. A. (2022). Gogirls: evaluación y prueba del sitio de igualdad de género integrado con google drive. Clepsydra: Revista de Estudios de Género y Teoría Feminista, (23):15–36.

Marotti, J., Campos, F., Godinho, J., SantClair, G., Villela, F., Gomide, J., de Oliveira, L. E., Becker, B., Laricchia, C., Siloto, D., et al. (2021). Incentivando meninas nas ciências: Um relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 300–304. SBC.

MEC, M. d. E. (2022). Censo da Educação Superior 2022. Acesso em maio de 2024.

Micheli, M., Lutz, C., and Büchi, M. (2018). Digital footprints: an emerging dimension of digital inequality. Journal of Information, Communication and Ethics in Society, 16(3):242–251.

ONU, O. d. N. U. (2015). Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Acesso em maio de 2024.

PMD, P. M. D. (2023). Programa Meninas Digitais: Relatório Anual dos Projetos Parceiros 2022/2023. Acesso em maio de 2024.

Souza, V. A., Edgel, I. S., Néu, Y. S., Silva, J. P., and Lopes, J. N. (2022). Projeto de incentivo à meninas na stem: Um relato de experiência. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 233–238. SBC.

Vinhal, A. R. and Odakura, V. V. (2023). Peg. ada: Um jogo educacional para abordar a importância da pegada digital no futuro profissional de jovens meninas. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 228–238. SBC.
Publicado
21/07/2024
ODAKURA, Valguima. Caminhos Percorridos: Reflexões do Projeto Meninas Digitais Dourados. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 445-450. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2677.