Meninas do Ensino Médio: Quem quer estudar TI?

  • Jacques André Grings UNIPACS
  • Naira Kaieski IFSUL
  • Paula Nunes IFSUL

Resumo


O artigo examina a escolha profissional das jovens concluintes do Ensino Médio da região do Paranhana/RS. Foi aplicada uma pesquisa com 1.328 alunos, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 20 anos, sendo que 734 (55%) eram meninas. As respostas indicam que essas, em sua maioria, desejam cursar o Ensino Superior e já escolheram tanto a profissão quanto o curso de graduação baseado na sua realização pessoal. Porém, carreiras e formações relacionadas com tecnologia apresentaram uma inquietante baixa demanda.

Referências

Bertê, A. M. A. et al. (2015) “Perfil socioeconômico: COREDE Paranhana Encosta da Serra”. Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Brasil. (1879) Decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879. Rio de Janeiro.

CAPES (2017) “Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação”. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 fev 2018.

Figueiredo, K. da S. e Maciel, C. (2016) “Reflexões sobre Gêneros, Tecnologia e Processo Vocacional”, In: Anais of Women in Information Technology (WIT) – XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, Brasil.

IBGE (2011) “Sinopse do Censo Demográfico 2010”, IBGE, Rio de Janeiro.

IBGE (2017) “Estatísticas do cadastro central de empresas”, IBGE, Rio de Janeiro.

Inep (2017) “Censo da educação superior 2016: Principais resultados”, Diretoria de Estatísticas Educacionais.
Publicado
26/07/2018
GRINGS, Jacques André; KAIESKI, Naira; NUNES, Paula. Meninas do Ensino Médio: Quem quer estudar TI?. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1-4. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3371.