Lovelace’s Moodle: An Essential, Active, and Practical Distance Learning Python Course for Training Women Programmers

  • Márcia Gonçalves de Oliveira IFES
  • Rutinelli da Penha Favero IFES
  • Mônica F. da Silva Lopes IFES
  • Anne Carolina Silva IFES
  • Jennifer Gonçalves do Amaral IFES
  • Helen França Medeiros IFES

Abstract


Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continuar os estudos após uma gravidez porque assumirão responsabilidades de cuidar de seus filhos em tempo integral ou de trabalhar para sustentá-los. Com o objetivo de oferecer a essas jovens e a outras estudantes que tenham interesse em aprender programação uma possibilidade de formação profissional a domicílio, desenvolvemos o Moodle de Lovelace, um curso a distância de programação Python com conteúdos essenciais de programação, atividades planejadas com metodologias ativas e aplicações práticas no mundo real. A contribuição deste curso para atrair as jovens mulheres para a carreira de computação é oferecer a cada uma delas a oportunidade de estudar programação de qualquer lugar e em seu próprio tempo.

References

Andrade, A. P. V. and Inácio Gomes Medeiros, S. R. (2017). Ensino de algoritmos com poesia compilada: experiências em turmas iniciais no bacharelado em sistemas de informação. In II Congresso sobre Tecnologias na Edução (CTRL–E).

Antunes, C. (2004). Trabalhando habilidades: construindo idéias. Scipione.

Moore, M. G. (2002). Teoria da distância transacional. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, 1(1).

Oliveira, M. G., Neves, A., Lopes, M. F. S., Medeiros, H. F., Andrade, M. B., and Reblin, L. L. (2017). Um curso de programação a distância com metodologias ativas e análise de aprendizagem por métricas de software. RENOTE, 15(1).

Rego, T. C. (2013). Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes Limitada.

Souza, D. M., da Silva Batista, M. H., and Barbosa, E. F. (2016). Problemas e dificuldades no ensino e na aprendizagem de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1).

Veronezi, R. J. B., Damasceno, B. P., and Fernandes, Y. B. (2012). Funções psicológicas superiores: origem social e natureza mediada. Revista de Ciências Médicas, 14(6).

Vygotsky, L. S. et al. (1984). A formação social da mente.

Vygotsky, M. K. d. O. (1995). Aprendizado e desenvolvimento um processo sóciohistórico série pensamento e ação no magistério. São Paulo: Editora Scipione.
Published
2018-07-26
DE OLIVEIRA, Márcia Gonçalves; FAVERO, Rutinelli da Penha; LOPES, Mônica F. da Silva; SILVA, Anne Carolina; DO AMARAL, Jennifer Gonçalves; MEDEIROS, Helen França. Lovelace’s Moodle: An Essential, Active, and Practical Distance Learning Python Course for Training Women Programmers. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 20-24. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3375.