Identificando Influências na Escolha de uma Graduação em Exatas: um Estudo Qualitativo e Comparativo de Gênero
Resumo
Esse artigo descreve resultados preliminares de um estudo qualitativo conduzido com homens e mulheres empregados em uma empresa na área de tecnologia. Foram conduzidos quatro grupos focais com dois objetivos principais: (i) identificar as influências mais relevantes que as pessoas selecionadas receberam no momento em que optaram por um curso superior na área de tecnologia; e (ii) verificar se esses fatores diferem entre profissionais do sexo masculino e feminino. Nossas observações indicam que o processo da escolha de uma carreira difere entre os gêneros: enquanto homens buscam especialmente satisfação pessoal e financeira, mulheres demonstram uma maior preocupação a respeito da sua decisão perante à família e sociedade.
Referências
Cheryan, S., Master, A., and Meltzoff, A. N. (2015). Cultural stereotypes as gatekeepers: Increasing girls’ interest in computer science and engineering by diversifying stereotypes. Frontiers in Psychology, 6(FEB):1–8.
Fundación de Sadozky (2013). Y Las Mujeres...¿Dónde están? [link]. Online,accessed 16 May 2018.
Nakamura, F. and Almeida, T. (2017). Hora do Vestibular : o que as estudantes do ensino médio almejam fazer? In Proceedings of Women in Information Technology (WIT) - Sociedade Brasileira de Computação.
