Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio

  • Josilene Aires UFPB
  • Giorgia Mattos UFPB
  • Chaenne Oliveira UFPB
  • Andréa Brito UFPB
  • Ana Flávia Aragão UFPB
  • Sanny Alves UFPB
  • Thiago Coelho UFPB
  • Gabriel Moreira UFPB

Resumo


Neste estudo pesquisamos as razões que dificultam a escolha de cursos e carreiras da área de Ciência, Tecnologia e Computação pelas mulheres. A partir de depoimentos de alunas do ensino médio do Estado da Paraíba coletados em 2016 e 2017, verificamos que as principais barreiras percebidas são: o machismo, a ideia de que as mulheres são ‘incapazes’ de lidar com tecnologia, o fato da área tecnológica ser predominantemente masculina e o preconceito que Computação é ‘coisa de homem’, entre outras. O projeto de intervenção conduzido pelas autoras procura mudar esta realidade através da ministração de palestras, oficinas de capacitação e visitas técnicas, influenciando as escolhas profissionais e o futuro das alunas.

Referências

Amaral, M. A., Emer, M. C. F. P., Bim, S. A. S, Gomes, M., Gonçalves, M. M. (2017). Investigando questões de gênero em um curso da área de Computação. Revista Estudos Feministas, 25(2). DOI: 10.1590/1806-9584.2017v25n2p857.

Barbier, R. (1985) A Pesquisa-Ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: Zahar. Bourdieu, Pierre (1999). A dominação masculina. Ed. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Cooper, J., Eddy, P., Hart, J., Lester, J., Lukas, S., Eudey, B., Glazer-Raymo, J., Madden, M. (2010). Improving gender equity in postsecondary education. Handbook for Achieving Gender Equity through Education (2 ed., pp. 631-653). New York and London: Routledge.

Hill, C., Corbett, C. e St. Rose, A. (2010). Why so few? Women in Science, Technology, Engineering, and Mathematics. AAUW, Washington DC.

Oliveira, A. C., Moro, M. M., & Prates, R. O. (2014). Perfil feminino em computação: Análise inicial. In XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira da Computação.
Publicado
26/07/2018
AIRES, Josilene; MATTOS, Giorgia; OLIVEIRA, Chaenne; BRITO, Andréa; ARAGÃO, Ana Flávia; ALVES, Sanny; COELHO, Thiago; MOREIRA, Gabriel. Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 34-38. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3378.