Metodologia de um Projeto de Extensão para Inclusão, Desmistificação e Empoderamento de Jovens Mulheres em Tecnologias da Informação e Comunicação
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) crescem de forma acentuada. Porém, apesar de sua presença cada vez mais massiva na maioria das atividades do cotidiano, a inclusão digital ainda é um desafio na sociedade atual, principalmente quando se trata do público feminino. Tendo em vista esta problemática, o presente artigo tem por objetivo descrever uma metodologia de projeto que visa incluir, desmistificar e empoderar a mulher na área de TICs. A metodologia foi aplicada com um grupo de jovens mulheres da comunidade do Pedregal, localizada em Aracati-CE. Os resultados obtidos destacam a elevação do índice de atendimento aos segmentos sociais com ênfase na inclusão digital e emancipação do cidadão.
Referências
BACH, M. P., ZOROJA, J., and VUKŠIĆ, V. B. (2013). Review of Corporate Digital Divide Research: A Decadal Analysis (2003-2012). International Journal of Information Systems and Project Management, 1(4):41–55.
BARBOSA, A.; FERREIRA, H., BRAGA, R., VIANA, M., and OLIVEIRA, C. (2017). Uma metodologia lúdica para despertar a aprendizagem computacional em ambiente escolar de nível fundamental. In XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE).
BRAGA, R.; LOURDES, M. (2018). Aprendizado da Lógica Computacional por Meio de Jogos de Tabuleiro. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica - IFCE.
DA SILVA, R. C.; DA SILVA, R. (2012). Mídia e racismo. ABPN.
MAIA, M. M. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu, pages 223–244.
PINOCHET, L. (2014). Tecnologia da Informação e Comunicação. Elsevier Brasil.
RECUERO, R. (2011). Redes Sociais na Internet. Sulina.
