Metodologia de um Projeto de Extensão para Inclusão, Desmistificação e Empoderamento de Jovens Mulheres em Tecnologias da Informação e Comunicação

  • Helen Abdala R. Ferreira IFCE
  • Alice F. Barbosa IFCE
  • Reinaldo B. Braga IFCE
  • Marcia N. Viana IFCE
  • Carina T. Oliveira IFCE

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) crescem de forma acentuada. Porém, apesar de sua presença cada vez mais massiva na maioria das atividades do cotidiano, a inclusão digital ainda é um desafio na sociedade atual, principalmente quando se trata do público feminino. Tendo em vista esta problemática, o presente artigo tem por objetivo descrever uma metodologia de projeto que visa incluir, desmistificar e empoderar a mulher na área de TICs. A metodologia foi aplicada com um grupo de jovens mulheres da comunidade do Pedregal, localizada em Aracati-CE. Os resultados obtidos destacam a elevação do índice de atendimento aos segmentos sociais com ênfase na inclusão digital e emancipação do cidadão.

Referências

ASHCRAFT, C.; McLAIN, B. and EGER, E. (2016). Women in Tech: The Facts. Disponível em [link].

BACH, M. P., ZOROJA, J., and VUKŠIĆ, V. B. (2013). Review of Corporate Digital Divide Research: A Decadal Analysis (2003-2012). International Journal of Information Systems and Project Management, 1(4):41–55.

BARBOSA, A.; FERREIRA, H., BRAGA, R., VIANA, M., and OLIVEIRA, C. (2017). Uma metodologia lúdica para despertar a aprendizagem computacional em ambiente escolar de nível fundamental. In XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE).

BRAGA, R.; LOURDES, M. (2018). Aprendizado da Lógica Computacional por Meio de Jogos de Tabuleiro. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica - IFCE.

DA SILVA, R. C.; DA SILVA, R. (2012). Mídia e racismo. ABPN.

MAIA, M. M. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu, pages 223–244.

PINOCHET, L. (2014). Tecnologia da Informação e Comunicação. Elsevier Brasil.

RECUERO, R. (2011). Redes Sociais na Internet. Sulina.
Publicado
26/07/2018
FERREIRA, Helen Abdala R.; BARBOSA, Alice F.; BRAGA, Reinaldo B.; VIANA, Marcia N.; OLIVEIRA, Carina T.. Metodologia de um Projeto de Extensão para Inclusão, Desmistificação e Empoderamento de Jovens Mulheres em Tecnologias da Informação e Comunicação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 39-43. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3379.