Estratégias para Permanência e Êxito de Estudantes Mulheres em Cursos Superiores de Tecnologia da Informação e Comunicação
Resumo
Este artigo apresenta uma variedade de estratégias que podem ser adotadas para combater a evasão e a retenção de estudantes mulheres em cursos superiores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e, consequentemente, impulsionar a participação da mulher na área. Tais estratégias incluem desde ações como palestras e atividades lúdicas, até capacitações técnicas das estudantes para participarem de competições de programação e projetos de alto impacto tecnológico. As estratégias foram aplicadas com cerca de 30 estudantes mulheres do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE Campus Aracati e já resultaram em destaques e premiações obtidas por meio de competições na área de TIC, além de possibilitarem espaços para fomentar a importância dos estudos e da igualdade de gênero.
Referências
EMBRAPII (2018). Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 Mar. de 2018.
IFCE em Números (2018). Portal IFCE em Números. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 Mar. de 2018.
Meninas Digitais (2018). Programa Meninas Digitais. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 Mar. de 2018.
Monteiro, R. d. S., Marinho, J. M., Braga, R. B., Viana, M. d. N., and Oliveira, C. (2017). Delineando o perfil feminino discente do bacharelado em ciência da computação do ifce campus aracati. In 11o WIT-Women in Information Technology, XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, pages 1138–1142.
Nutec (2018). Concurso ceará faz ciência em beberibe. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 Mar. de 2018.
SBC (2018). Seminário integrado de hardware e software. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 Mar. de 2018.
