Programando para inclusão - experiências e lições aprendidas
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiências e lições aprendidas durante a execução de um programa de extensão que promove ações para atrair, acolher e manter meninas nos cursos de Computação e Informática. Esse programa foi iniciado em 2015 na Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal em parceria com uma escola pública da cidade de Florestal - Minas Gerais.
Referências
Abbate, J. (2012). Recoding Gender: Women’s Changing Participation in Computing. The MIT Press.
Google (2018). Made with code. [Disponível em [link] – Acesso em 26 MAR.2018].
Matsuura, S. (2016). Mulheres ainda são poucas no mercado de trabalho. o globo. [Disponível em [link] – Acesso em 26 MAR.2018].
Moro, M. M., Weber, T., and Freitas, C. M. D. S. (2010). Women in brazilian cs research community: The state-of-the-art. In Cater-Steel, A. and Cater, E., editors, Women in Engineering, Science and Technology: Education and Career Challenges, chapter 14, pages 301–317. IGI Global.
Nakamura, F., Almeida, T., de Freitas, R., and Lauschner, T. (2017). Hora do vestibular: o que as estudantes do ensino médio almejam fazer? In WIT 2017, 11o Women in Information Technology, pages 1238–1242, São Paulo, Brasil.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. C., and Raiol, J. R. (2017). Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa. In WIT 2017, 11o Women in Information Technology, pages 1228–1232, São Paulo, Brasil.
Google (2018). Made with code. [Disponível em [link] – Acesso em 26 MAR.2018].
Matsuura, S. (2016). Mulheres ainda são poucas no mercado de trabalho. o globo. [Disponível em [link] – Acesso em 26 MAR.2018].
Moro, M. M., Weber, T., and Freitas, C. M. D. S. (2010). Women in brazilian cs research community: The state-of-the-art. In Cater-Steel, A. and Cater, E., editors, Women in Engineering, Science and Technology: Education and Career Challenges, chapter 14, pages 301–317. IGI Global.
Nakamura, F., Almeida, T., de Freitas, R., and Lauschner, T. (2017). Hora do vestibular: o que as estudantes do ensino médio almejam fazer? In WIT 2017, 11o Women in Information Technology, pages 1238–1242, São Paulo, Brasil.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. C., and Raiol, J. R. (2017). Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa. In WIT 2017, 11o Women in Information Technology, pages 1228–1232, São Paulo, Brasil.
Publicado
26/07/2018
Como Citar
SILVA, Thais Regina de Moura Braga; BRAGA E SILVA, Gláucia.
Programando para inclusão - experiências e lições aprendidas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 54-58.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3382.
