Mulheres de Ferro: Relato de Prática Utilizando Arduíno com Alunas do Ensino Médio em uma Escola Pública

  • Camila N. Soares UnB
  • Leticia L. Leite UnB
  • Aletéia Patrícia. F. de Araujo UnB
  • Maristela Holanda UnB

Resumo


Este artigo descreve uma experiência realizada com alunas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, com o objetivo de incentivar a atuação delas na área da computação. Para despertar o interesse das alunas foram desenvolvidas, durante o semestre de 2017/2, oficinas de Arduíno.

Referências

MACIEL,C.; BIM, S. A. . Programa Meninas Digitais – Ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. In: Computer on the Beach, 2016, Itajaí – SC. Anais do Computer on the Beach 2016 e recurso eletrônico, 2016. p. 327-336.

MOUTINHO, S. Participação desigual. Instituto Ciência Hoje – Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de maio. 2018.

REVISTA NEUROEDUCAÇÃO. Sobre meninas e ciências exatas Disponível em: [link]. Acesso em 20 março. 2018.

SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Educação superior em computação estatísticas. Disponível em: [link].

SOBREIRA, Josimeire de Lima. Estudantes de Engenharia da UTFPR: uma abordagem de gênero. 2006. 117p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – PPGTE, UTFPR, Curitiba, 2006.
Publicado
26/07/2018
SOARES, Camila N.; LEITE, Leticia L.; DE ARAUJO, Aletéia Patrícia. F.; HOLANDA, Maristela. Mulheres de Ferro: Relato de Prática Utilizando Arduíno com Alunas do Ensino Médio em uma Escola Pública. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 59-63. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3383.