Participação de Alunas nos Cursos de Computação na Percepção de Alunos e Ex-alunos
Resumo
Este artigo descreve o resultado de uma pesquisa realizada com alunos e ex-alunos de cursos de graduação da área tecnológica de diferentes universidades, que visou identificar percepções relacionadas à questão do baixo número de mulheres, principalmente, nos cursos ligados às áreas de computação e no mercado de trabalho desta área.
Referências
Abbate, J. (2012). Recoding gender: Women's changing participation in computing. MIT Press. Corneliussen, H. (2011). Gender-technology relations: exploring stability and change. Springer.
Hill, C., Corbett, C., & St Rose, A. (2010). Why So Few? Women in Science, Technology, Engineering, and Mathematics. Washington, DC: American Association of University Women. Disponível em: [link]. Acessado em abril 2018.
Lauschner, T., De Freitas, R., Nakamura, F. & Gomes, L. L. (2016). “Cunhantã digital: programa de incentivo a participação de mulheres da região amazônica na computação e áreas afins.” In 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre. In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).
Maciel, C., & Bim, S. A. (2017). “Programa Meninas Digitais–ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio.” In: Anais do Computer on the Beach, 327-336.
Master, A., Cheryan, S., & Meltzoff, A. N. (2016). “Computing whether she belongs: Stereotypes undermine girls’ interest and sense of belonging in computer science”. In: Journal of Educational Psychology, 108(3), 424.
Santos, C.M., (2018). “Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação?” In: Jornal da USP, Disponível em [link], publicado em: 7 de março de 2018.
Sardiña I.M., Maciel, C. (2016). “Ações para Incentivar Meninas do Ensino Médio a Cursar Carreiras Tecnológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”. In: 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre. In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).
SBC - Educação Superior em Computação – Estatísticas – 2014. Disponível em: [link]. Acessado em março de 2018.
Souza, N.N. M., Lima, A.C.G., Sousa, D.F., (2017). “Análise da Participação Feminina nos Cursos de Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação”. In 11o Women in Information Technology (WIT 2017). In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2017).
Wang, J., Hong, H., Ravitz, J., & Ivory, M., (2015). “Gender differences in factors influencing pursuit of computer science and related fields”. In: Proceedings of the 2015 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, 117-122.
Hill, C., Corbett, C., & St Rose, A. (2010). Why So Few? Women in Science, Technology, Engineering, and Mathematics. Washington, DC: American Association of University Women. Disponível em: [link]. Acessado em abril 2018.
Lauschner, T., De Freitas, R., Nakamura, F. & Gomes, L. L. (2016). “Cunhantã digital: programa de incentivo a participação de mulheres da região amazônica na computação e áreas afins.” In 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre. In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).
Maciel, C., & Bim, S. A. (2017). “Programa Meninas Digitais–ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio.” In: Anais do Computer on the Beach, 327-336.
Master, A., Cheryan, S., & Meltzoff, A. N. (2016). “Computing whether she belongs: Stereotypes undermine girls’ interest and sense of belonging in computer science”. In: Journal of Educational Psychology, 108(3), 424.
Santos, C.M., (2018). “Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação?” In: Jornal da USP, Disponível em [link], publicado em: 7 de março de 2018.
Sardiña I.M., Maciel, C. (2016). “Ações para Incentivar Meninas do Ensino Médio a Cursar Carreiras Tecnológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”. In: 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre. In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).
SBC - Educação Superior em Computação – Estatísticas – 2014. Disponível em: [link]. Acessado em março de 2018.
Souza, N.N. M., Lima, A.C.G., Sousa, D.F., (2017). “Análise da Participação Feminina nos Cursos de Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação”. In 11o Women in Information Technology (WIT 2017). In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2017).
Wang, J., Hong, H., Ravitz, J., & Ivory, M., (2015). “Gender differences in factors influencing pursuit of computer science and related fields”. In: Proceedings of the 2015 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, 117-122.
Publicado
26/07/2018
Como Citar
BRUM, Rafaela; DA COSTA, Rosa Maria E. Moreira; ARAÚJO, Aletéia Patrícia F.; WERNECK, Vera Maria B.; DE CASTRO, Maria Clicia Steling.
Participação de Alunas nos Cursos de Computação na Percepção de Alunos e Ex-alunos. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 64-68.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3384.
