Utilizando Regras de Associação para Delinear o Perfil Feminino em Ciência da Computação
Resumo
Nos últimos anos, houve um aumento significativo da participação feminina em cursos de graduação no Brasil. Paralelamente, também aumentou o número de evasões, principalmente em cursos como Ciência da Computação. Tal situação tem alertado para a necessidade de novas soluções que contribuam para a tomada de decisão dos professores e gestores educacionais. Este trabalho faz uso de Regras de Associação para encontrar correlações entre os dados de estudantes mulheres do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE Campus Aracati. Os resultados apontam, por exemplo, as principais características de alunas com baixo desempenho, tais como turno de estudo, renda familiar, grau de instrução da mãe e número de filhos.
Referências
Moliszewska, I. and Moore, A. (2010). Encouraging Girls to Consider a Career in ICT: A Review of Strategies. Journal of Information Technology Education Innovations in Practice, 9.
Monteiro, R. d. S., Marinho, J. M., Braga, R. B., Viana, M. d. N., and de Oliveira, C. T. (2017). Delineando o Perfil Feminino Discente do Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE Campus Aracati. In XI Women in Information Technology (WIT)/CSBC.
Moreira, J., Mattos, G., and Reis, L. (2014). Um Panorama da Presença Feminina na Ciência da Computação. Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero.
Q-ACADÊMICO-IFCE (2018). Sistema Q-ACADÊMICO do IFCE. Disponível em [link].
Silva, A. L. D., Peres, M. S., and C., B. (2016). Introdução à Mineração de Dados Com Aplicações em R. Elsevier.
