Plataforma para Classificação da Amigabilidade de Gênero das Empresas de Tecnologia da Informação do Município de Belo Horizonte
Resumo
A área de Tecnologia da Informação (TI) é predominantemente dominada por profissionais homens. Essa segmentação de gênero possui raízes culturais que ainda permeiam ambientes de trabalho e dificultam a entrada de mulheres. Como promover a equidade de gênero é urgente, este trabalho pretende auxiliar as profissionais de TI a escolherem empresas receptíveis à contratação de mulheres e que forneçam um ambiente de trabalho amigável em relação a gênero. Para isso, está sendo desenvolvida uma plataforma que classifica as empresas de TI de Belo Horizonte de acordo com seu nível de amigabilidade de gênero. Espera-se fornecer um indicador para a avaliação das condições de trabalho e fomentar a adoção de medidas afirmativas e inclusivas nas empresas.
Referências
Olinto, G. (2012). A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no brasil. Inclusão Social, 5(1).
PORTAL BRASIL (2015). Mulheres são maioria da população e ocupam mais espaço no mercado de trabalho. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 nov. 2017.
REPÓRTER BRASIL (2013). Conscious clothes shopping app for android and iphone launched in brazil for christmas. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 nov. 2017.
TV BRASIL (2015). IBGE: mulheres preenchem apenas 20% dos postos de trabalho em tecnologia da informação no brasil. Repórter Brasil (telejornal). Disponível em: [link]. Acesso em: 5 nov. 2017.
