Análise atual da situação das alunas do curso Bacharelado em Tecnologia da Informação da UFRN
Resumo
Este artigo tem o objetivo de mostrar o perfil atual das alunas no curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital da UFRN. A partir desses dados o Projeto de Extensão "Mulheres na TI" foi proposto com o propósito de atrair as meninas do ensino médio e fundamental, como também fomentar a permanência das meninas no curso. Ao longo da história, as mulheres tiveram papel importante para o desenvolvimento da área da Computação,tal como Ada Lovelace e Margareth Hamilton. Contudo, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD - em 2013, apenas 17% dos profissionais de TI no Brasil eram mulheres, ganhando 30% a menos que homens nos mesmos cargos, com mesma escolaridade. Além disso, de acordo com o estudo realizado pelo Censo da Educação Superior INEP (2015), em 1991, as mulheres totalizavam 34,9% dos discentes que estavam matriculados em cursos da área de Computação e correlatas, porém, em 2013, o valor caiu para 15,53%. Essa diminuição no número de mulheres, fortalece o crescimento da disparidade entre mulheres e homens em cursos da área de exatas. Pensando nessa perspectiva, durante a disciplina “Tópicos Especiais em Informática Educacional 'C' (Análise de Dados Educacionais)” do curso Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI-UFRN), foi feito um levantamento de dados sobre o percentual de alunas no referido curso em relação aos meninos e iniciou-se o questionamento sobre quais seriam os fatores que estariam influenciando na matrícula, permanência e conclusão dessas alunas durante o curso. Para responder a tal problemática, o presente estudo analisa a situação atual das discentes do BTI.