Mulheres e jogos eletrônicos: muitas jogadoras, poucas programadoras!

  • Carla Denise Castanho UnB
  • Aurora Wang UnB
  • Ingrid Santana UnB

Resumo


Nos últimos anos, têm-se observado que os jogos eletrônicos deixaram de ser um interesse essencialmente masculino. Contudo, presença feminina na indústria destes artefatos de software ainda é pequena. Este trabalho compartilha os resultados de uma pesquisa realizada com mulheres que possuem alguma relação com jogos eletrônicos, cujo objetivo é identificar o cenário atual no que diz respeito à presença das mulheres na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos no Brasil, com ênfase na área de Programação de Jogos.

Referências

Weststar, J., O’Meara, V.,Legault, M. J. (2018). Developer Satisfaction Survey 2017 Summary Report.

Statistica. (2018). Distribution of computer and video gamers in the United States from 2006 to 2017, by gender. [link].

Pesquisa Game Brasil. (2017). Comportamento, consumo e tendências do gamer brasileiro.

Fleury, A., Sakuda, L. O., & Cordeiro, J. H. D. O. (2014). I censo da indústria brasileira de jogos digitais. NPGT-USP e BNDES: São Paulo e Rio de Janeiro.

Fragoso, S., Recuero, R., & Caetano, M. (2017). Violência de gênero entre gamers brasileiros: um estudo exploratório no Facebook. Lumina, 11(1).

MediaCT, I. (2012). Videogames in Europe: Consumer study. European summary report.

ISFE GameTrack(2016). GameTrack Digest: Quarter 1.
Publicado
26/07/2018
CASTANHO, Carla Denise; WANG, Aurora; SANTANA, Ingrid. Mulheres e jogos eletrônicos: muitas jogadoras, poucas programadoras!. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 130-134. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3398.