Oficina de Re(design) da Interação do Whatsapp para alunas da rede municipal de Petrópolis

  • Luciana Salgado UFF
  • Claudia Cappelli UNIRIO
  • Meirylene Rosa Emidio Avelino UFF

Resumo


O Programa Meninas Digitais quer atrair meninas para a área de computação. Este trabalho apresenta a execução de uma oficina no LNCC (Laboratório Nacional de Ciência da Computação) em Petrópolis, Rio de Janeiro, para duas turmas de ensino fundamental de escola pública. Após uma palestra sobre o Projeto, conduzimos uma oficina para o (re)Projeto da Interação Humano Computador, em um cenário de desenvolvimento de software, onde os alunos teriam que entender o cliente e apresentar soluções possíveis para os problemas apresentados.

Referências

Amaral, Marília Abrahão et al. Introducing Computer Science to Brazilian Girls in Elementary School Through HCI Concepts. In: Design, User Experience, and Usability: Users and Interactions. Springer International Publishing, 2015. p. 141152.

Digital Girls in Rio. [link]. Acessado em 09/05/2017.

Include Meninas. [link]. Acessado em 09/05/2017.

Maciel, C., Bim, S. A. Programa Meninas Digitais - ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio. In: Computer on the Beach 2016, Florianópolis, SC. pp.327-336. 2016. Disponível em [link]

Medeiros, C.B.. 2005. From subject of change to agent of change: women and IT in Brazil. In Proceedings of the international symposium on Women and ICT: creating global transformation (CWIT '05), Claudia Morrell and Jo Sanders (Eds.). ACM, New York, NY, USA, , Article 15.

Mochetti, K., Salgado, L., Zerbinato. A., Souza, B., and Avelino, M. Ciência da computacão também é coisa de menina! Women in Information Technology at Brazilian Computer Society Congress, 2016.

Projeto Meninas Digitais [link].
Publicado
02/07/2017
SALGADO, Luciana; CAPPELLI, Claudia; AVELINO, Meirylene Rosa Emidio. Oficina de Re(design) da Interação do Whatsapp para alunas da rede municipal de Petrópolis. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1129-1133. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3399.