A Computação sob a Ótica de Meninas do Ensino Médio
Resumo
Este artigo apresenta um panorama que reflete um mapeamento e análise, realizado junto a meninas do ensino médio, com vistas a identificar aspectos importantes a serem contemplados no planejamento de ações voltadas à democratização do saber e atração de meninas para a área de computação. Os resultados retratam as discrepâncias identificadas nas diferentes esferas delineadas no mapeamento.
Referências
França, Rozelma. and Tedesco, Patrícia. "Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil." Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 4. No. 1. 2015.
Garcia, Victor Ronchi, et al. "Despertando Jovens Talentos com o Conhecimento da Computação." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 22. No. 1. 2016.
Rodriguez, C. et al. (2015). Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: Anais do Workshop em Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015.
Schoeffel, Pablo, et al. "Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional para Alunos do Ensino Fundamental." Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 4. No. 1. 2015.
Souza, Suenny Mascarenhas, et al. "Oficinas de Programação com Ambientes Lúdicos para Meninas do Ensino Fundamental." (2015).
Vieira, A., Passos, O. and Barreto, R. Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada. In: Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2013. p. 670-679.
Garcia, Victor Ronchi, et al. "Despertando Jovens Talentos com o Conhecimento da Computação." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 22. No. 1. 2016.
Rodriguez, C. et al. (2015). Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: Anais do Workshop em Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015.
Schoeffel, Pablo, et al. "Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional para Alunos do Ensino Fundamental." Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 4. No. 1. 2015.
Souza, Suenny Mascarenhas, et al. "Oficinas de Programação com Ambientes Lúdicos para Meninas do Ensino Fundamental." (2015).
Vieira, A., Passos, O. and Barreto, R. Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada. In: Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2013. p. 670-679.
Publicado
02/07/2017
Como Citar
SANTOS, Mateus Paludo; SANTOS, Cristina Paludo; ELLWANGER, Cristiane.
A Computação sob a Ótica de Meninas do Ensino Médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
p. 1190-1194.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3404.