Gurias na Computação: fortalecendo e incentivando a participação feminina no Ensino Superior
Resumo
No contexto de divulgação e incentivo à participação de mulheres na área de TI, este trabalho relata iniciativas da atividade de extensão universitária Gurias na Computação. Voltada a meninas que estão na Educação Básica e a graduandas de cursos na área da Computação, essa atividade organiza uma série de ações, incluindo encontros, a produção de um jogo, a divulgação dos cursos de graduação, entre outras. Dessa forma, tem se dado visibilidade à participação das mulheres na Computação e contribuído ao fortalecimento de vínculos entre acadêmicas dos cursos da área.
Referências
Burge, J., Suarez, T. (2005), “Preliminary Analysis of Factors Affecting Women and African Americans in the Computing Sciences, TAPIA’05.
CSBC, “Fórum Meninas Digitais”, [link], 2011.
Ferrão, I., Melo, A. (2016), “I Fórum Gurias na Computação: relato de experiências e desdobramentos”, CSBC 2016.
Lopes, G., Ferrão, I., Mello, A. (2016), “I Encontro Gurias na Computação: O Protagonismo Feminino”, SIEPE 2016.
Lopes, G., Santos, P., Oliveira, A., Mello, A. (2016), “Jogo Mulheres na Computação: uma Forma de Divulgar o Protagonismo Feminino”, SIEPE 2016.
Mello, A.; Melo, A. (2017) “Programa C - Comunidade, Computação, Cultura, Comunicação, Ciência, Cidadania, Criatividade, Colaboração”, Interações dialógicas: ações extensionistas das engenharias e da computação com a sociedade, C. Tolfo, Bagé, Ediurcamp, p. 11-30.