Percepções de alunas de Ensino Médio sobre as subáreas da Computação
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa preliminar realizada com alunas de ensino médio de uma escola do interior do Mato Grosso com objetivo de medir o nível de informação das alunas a respeito das subáreas da computação e o seu nível de interesse em conhecer mais sobre estas subáreas.
Referências
Ahuja, M. K. (2002) “Women in the information technology profession: A literature review, synthesis and research agenda”, European Journal of Information Systems, v. 11, n. 1, p. 20-34.
Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação (2015) “Saiba de uma vez por todas as diferenças entre os cursos superiores de TI”, Artigo de Cláudio Florenzano, Disponível em: [link], Acesso: 23 de março de 2017.
Figueiredo, K.; Maciel, C. (2016) “Reflexões sobre Gênero, Tecnologia e Processo Vocacional”, 10º WIT - Women in Information Technology, XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 2728-2731.
Figueiredo, K.; Neto, P. C. da S., Maciel, C. (2016) “Meninas Digitais Regional Mato Grosso: Práticas Motivacionais no Ensino Médio para a Equidade de Gênero nas Carreiras e Cursos de Computação e Tecnologias”, 10º WIT - Women in Information Technology, XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 2702-2705.
ICMC/USP (2014) “A difícil escolha entre Ciências de Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação”, Artigo de Denise Casatti, Disponível em: [link], Acesso: 23 de março de 2017.
INEP (2015) “Resumo Técnico da Educação Superior 2013”, Diertoria de Estatísticas Educacionais DEED, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília-DF, 82 p.
SBC (2017) “Sociedade Brasileira de Computação – Comissões Especiais”, Página da Web, Disponível em: [link], Acesso: 23 de março de 2017.
Verbick, T. (2002) “Women, technology, and gender bias”, Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 17, n. 3, p. 240-250.
Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação (2015) “Saiba de uma vez por todas as diferenças entre os cursos superiores de TI”, Artigo de Cláudio Florenzano, Disponível em: [link], Acesso: 23 de março de 2017.
Figueiredo, K.; Maciel, C. (2016) “Reflexões sobre Gênero, Tecnologia e Processo Vocacional”, 10º WIT - Women in Information Technology, XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 2728-2731.
Figueiredo, K.; Neto, P. C. da S., Maciel, C. (2016) “Meninas Digitais Regional Mato Grosso: Práticas Motivacionais no Ensino Médio para a Equidade de Gênero nas Carreiras e Cursos de Computação e Tecnologias”, 10º WIT - Women in Information Technology, XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 2702-2705.
ICMC/USP (2014) “A difícil escolha entre Ciências de Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação”, Artigo de Denise Casatti, Disponível em: [link], Acesso: 23 de março de 2017.
INEP (2015) “Resumo Técnico da Educação Superior 2013”, Diertoria de Estatísticas Educacionais DEED, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília-DF, 82 p.
SBC (2017) “Sociedade Brasileira de Computação – Comissões Especiais”, Página da Web, Disponível em: [link], Acesso: 23 de março de 2017.
Verbick, T. (2002) “Women, technology, and gender bias”, Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 17, n. 3, p. 240-250.
Publicado
02/07/2017
Como Citar
FIGUEIREDO, Karen da Silva; VITORASSI, Rayane; MONTEIRO, Edeizi; CARNEIRO, Suliane de Oliveira.
Percepções de alunas de Ensino Médio sobre as subáreas da Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
p. 1134-1137.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3410.