Usando técnicas de aprendizagem colaborativa para incentivar o ensino-aprendizagem de programação entre as alunas de cursos de Computação

  • Géssica M. da S. Alves
  • Jailma J. da Silva
  • Rebeca de Q. Dantas
  • Vanessa F. Dantas
  • Renata V. de Figueiredo
  • Gabriela C. M. de Souza

Resumo


Estatisticamente, o ingresso e a permanência de mulheres nos cursos daárea de tecnologia ainda têm indicadores reduzidos. Dentre as disciplinas com maiores índices de reprovação, estão as de Programação, apontadas como uma das causas da desistência das meninas naárea. O presente artigo tem como objetivo relatar uma iniciativa do uso da técnica Dojo de Programação para capacitar e incentivar as discentes dos cursos de Licenciatura em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a construir soluções de forma colaborativa.

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Géssica M. da S.; DA SILVA, Jailma J.; DANTAS, Rebeca de Q.; DANTAS, Vanessa F.; DE FIGUEIREDO, Renata V.; DE SOUZA, Gabriela C. M.. Usando técnicas de aprendizagem colaborativa para incentivar o ensino-aprendizagem de programação entre as alunas de cursos de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3412.