Usando técnicas de aprendizagem colaborativa para incentivar o ensino-aprendizagem de programação entre as alunas de cursos de Computação

  • Géssica M. da S. Alves UFPB
  • Jailma J. da Silva UFPB
  • Rebeca de Q. Dantas UFPB
  • Vanessa F. Dantas UFPB
  • Renata V. de Figueiredo UFPB
  • Gabriela C. M. de Souza UFPB

Resumo


Estatisticamente, o ingresso e a permanência de mulheres nos cursos da área de tecnologia ainda têm indicadores reduzidos. Dentre as disciplinas com maiores índices de reprovação, estão as de Programação, apontadas como uma das causas da desistência das meninas na área. O presente artigo tem como objetivo relatar uma iniciativa do uso da técnica Dojo de Programação para capacitar e incentivar as discentes dos cursos de Licenciatura em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a construir soluções de forma colaborativa.

Referências

Bossavit, L., Gaillot, E. and Bache, E. (2011). Coding Dojo Wiki: What Is Coding Dojo. Wiki. [link].

Bravo, M. (2011). Abordagens para o ensino de práticas de programação extrema. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Cukier, D. (2009). Padrões para introduzir novas ideias na indústria de software. Dissertação USP 2009.

Fontes, B. (2011). Coding dojo: novas possibilidades para o ensino de programação. Projeto de Diplomação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

Lima, M. P (2013) “As mulheres na Ciência da Computação”. Rev. Estud. Fem. vol 21 no.3. Florianópolis.

Paula, L. Q., PIVA JR., D., FREITAS, R. L. A Importância da Leitura e da Abstração do Problema no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de Computação. Anais do XVII Workshop sobre Educação em Informática. São Leopoldo – RS, Brasil, 2009.

Sato, D. T., Corbucci, H. and Bravo, M. (2008). Coding Dojo: an environment for learning and sharing agile practices. In Proceedings of the Agile 2008. . IEEE Computer Society. DOI: 10.1109/Agile.2008.11.

SINDPD/SP (2015). Número de contratações supera demissões no setor de TI no 1º semestre. [link]. Acessado em 21/03/2017.
Publicado
02/07/2017
ALVES, Géssica M. da S.; DA SILVA, Jailma J.; DANTAS, Rebeca de Q.; DANTAS, Vanessa F.; DE FIGUEIREDO, Renata V.; DE SOUZA, Gabriela C. M.. Usando técnicas de aprendizagem colaborativa para incentivar o ensino-aprendizagem de programação entre as alunas de cursos de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1223-1227. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3412.