Hora do Vestibular: o que as estudantes do ensino médio almejam fazer?

  • Fabíola Nakamura UFAM
  • Taynah Almeida UFAM
  • Rosiane de Freitas UFAM
  • Tanara Lauschner UFAM

Resumo


Mulheres representam apenas 30% da força de trabalho em áreas tecnológicas no cenário mundial, o que se torna um desafio e uma oportunidade para ações de aumento da representatividade feminina. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita com alunas do Ensino Médio durante um evento de divulgação de carreiras para jovens estudantes secundaristas no ano de 2016. As alunas voluntariamente responderam o que as levaria ou não para área tecnológica. Resultados mostram que embora as disciplinas da área de exatas façam parte da preferência de muitas alunas durante o ensino médio, as áreas de Humanas e Biológicas acabam atraindo mais candidatas. O principal motivo segundo elas é a falta de habilidades matemáticas e de vocação.

Referências

Blickenstaff, J. C. (2005). Women and science careers: leaky pipeline or gender filter? Gender and Education, 17(4):369–386.

Cater-Steel, A. and Cater, E. (2010). Women in Engineering, Science and Technology: Education and Career Challenges. SCOPUS, 1st edition.

Cheng, R. (2015). Women in tech: The numbers don’t add up. [link].

Feltri, N. V., Webb, H. W., and Papp, R. (2010). Getsmart - an academic-industry partnership to encourage female participation in science, technology, engineering and math careers. In Women in Engineering, Science and Technology: Education and Career Challenges. SCOPUS, 1st edition.

IBGE (2012). Cidades@ - ensino - matrículas, docentes e rede escolar. Disponível em: [link]. Accessado em: 08-05-2017.

Lauschner, T., de Freitas, R., Nakamura, F., and de Aguiar Gomes, L. L. (2016). Cunhantã digital: programa de incentivo a participação de mulheres da região amazônica na computação e áreas afins. In 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre, RJ, In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).

Maciel, C. and Bim, S. Programa meninas digitais - ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. In Proceedings of the Computer on the Beach 2016, Florianópolis, SC. pp.327-336. 2016. Disponível em [link]
Publicado
02/07/2017
NAKAMURA, Fabíola; ALMEIDA, Taynah; DE FREITAS, Rosiane; LAUSCHNER, Tanara. Hora do Vestibular: o que as estudantes do ensino médio almejam fazer?. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1238-1242. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3415.