Sobre a trajetória de professoras negras na pós-graduação em Ciência da Computação: alguns resultados preliminares
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais sobre a trajetória de mulheres negras docentes da pós-graduação em Ciência da Computação no Brasil. Por meio de questionário e entrevista, foram identificados elementos qualitativos caracterizadores dessas trajetórias e que podem incentivar meninas e mulheres a seguir carreira na Ciência da Computação.
Referências
Margolis, J.; Estrella, R.; Goode, J.; Holme, J. J.; Nao, K. (2017). Stuck in the Shallow End - Education, Race, and Computing. EUA, MIT Press.
Oliveira, A. C.; Moro, M. M.; Prates, R. O. (2014). Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial. XXII Workshop sobre Educação em Computação, Brasília. In: Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre, SBC. p. 1465-1474.
Oliveira, A. C.; Moro, M. M.; Prates, R. O. (2014). Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial. XXII Workshop sobre Educação em Computação, Brasília. In: Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre, SBC. p. 1465-1474.
Publicado
02/07/2017
Como Citar
MATOS, Ecivaldo S.; CORLETT, Emilayne F.; FERREIRA, Ana Carolina C.; DOS SANTOS, Juliana Maria Oliveira.
Sobre a trajetória de professoras negras na pós-graduação em Ciência da Computação: alguns resultados preliminares. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
p. 1257-1260.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3419.