Delineando o Perfil Feminino Discente do Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE campus Aracati
Resumo
O estudo da atuação feminina nos cursos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é relevante para o mercado e a academia no contexto da promoção da igualdade de gênero. Contudo, ainda são poucas as pesquisas que retratam o perfil das alunas da área de TIC. Tais pesquisas são importantes para suporte à implementação de estratégias de permanência e êxito das alunas. Neste trabalho, é delineado o perfil das alunas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE campus Aracati. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a discrepância entre o perfil das alunas matriculadas e desistentes. Os resultados também auxiliaram no desenvolvimento de ações de incentivo à permanência e êxito das alunas.
Referências
Figueiredo, R. et al. (2016) Um Estudo Inicial Sobre As Alunas Ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Porto Alegre: SBC.
INEP. Censo da Educação Superior 2012: Resumo Técnico (2014). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Meninas Digitais (2017). Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em [link]. Último acesso em 02-Maio-2017.
NCWIT (2016). Relatório Women in Tech: The Facts. Disponível em [link].
ONU Mulheres. Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Disponível em [link]. Último acesso em 24-Março-2017.