Uma Pesquisa com Alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre os Cursos da Área de Computação

  • Maristela Terto de Holanda UnB
  • Roberto Mourão UnB
  • Guilherme N. Ramos UnB
  • Aleteia Patrícia F. de Araújo UnB
  • Maria Emília T. Walter UnB

Resumo


Este artigo apresenta dados coletados pelo Projeto Meninas.comp sobre a percepção das meninas do ensino fundamental e médio em Brasília em relação ao curso de Ciência da Computação. A pesquisa foi aplicada durante os anos de 2011, 2012, 2013 e 2014 por meio de um formulário em papel durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A partir dessa coleta composta de 3.707 respondentes, foram realizadas análises com o programa R, e algumas discussões sobre a importância da família e o interesse por Comuptação por nível escolar são apresentados.

Referências

Abbate, J. (2012). Recoding gender: women a changing participation in computing. MIT Press. Cambridge, Massachusetts.

Holanda, M., Walter, M. E. T., Araujo, A. (2016). Meninas.comp: Computação também é coisa de Menina, Revista Participação, n. 26, pg. 9-29, ISSN 2238-6963. Disponível em: [link]. Acessado em Março de 2017.

Keinan, E.. (2017). "A New Frontier: But for Whom? An Analysis of the Micro-Computer and Women’s Declining Participation in Computer Science". CMC Senior Teses. 1466. Claremont Colleges. Disponível em [link]. Acessado em Março de 2017.

Maia, Marcel Maggion. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu. n.46, pp. 223-244. ISSN 1809-4449. DOI: 10.1590/18094449201600460223.

Sanboya, M. C. L. (2009). Alunas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação; estudar, inventar, resistir. Tese de Doutorado da Universidade de São de São Paulo. Faculdade de Educação.

Vardi, Moshe Y., What Can Be Done about Gender Diversity on Computing? A lot! OCTOBER 2015. 58 (10). Communications of The ACM.

Stout , Jane G., Victoria A. Grunberg, Tiffany A. Ito. Gender Roles and Stereotypes about Science Careers Help Explain Women and Men’s Science Pursuits . Sex Roles (2016) 75:490–499 DOI: 10.1007/s11199-016-0647-5
Publicado
02/07/2017
DE HOLANDA, Maristela Terto; MOURÃO, Roberto; RAMOS, Guilherme N.; DE ARAÚJO, Aleteia Patrícia F.; WALTER, Maria Emília T.. Uma Pesquisa com Alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre os Cursos da Área de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1162-1166. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3425.