Hackathon 360: Estimulando Meninas na Computação em Projetos de Robótica Social para Educação

  • Tainá G. Souza UFF
  • Marcia Flores UFF
  • Nathália Monteiro UFF
  • Estéfani Eller UFF
  • Sandy Cabral UFF
  • Adelmo Lima UFF
  • Aline P. Nascimento UFF
  • Débora C. Muchaluat-Saade UFF
  • Luciana C. C. Salgado UFF

Resumo


Este artigo investiga como a participação de estudantes mulheres em projetos com robótica social para criação de soluções inovadoras para problemas reais pode estimular meninas a aprender mais sobre a área das TICs rompendo estereótipos. O estudo foi realizado por meio de um hackathon e a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com codificação dos dados das alunas, mentoras e professoras da educação básica. Os resultados indicam sete aspectos que foram estimulados: percepção da utilidade do trabalho e impacto social, autoeficácia e confiança, apropriação das atividades, satisfação na realização das atividades, superação de desafios, senso de pertencimento e trabalho colaborativo.

Referências

Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação – Brasscom - Brasscom. (2023) “Diversidade de Gênero no Setor TIC em 2023”, [link], Fevereiro.

Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação – Brasscom. (2024) “Relatório de Diversidade no Setor TIC”, [link], Fevereiro.

BRAUNER, Daniela et al. (2016). Estímulo à prática multidisciplinar no ensino de Computação e Design através de um evento de programação focado em problemas. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), p. 2126-2135. SBC.

BRISCOE, Gerard. (2014) “Digital innovation: The hackathon phenomenon”, [link], Fevereiro.

CASTRO, Bianca P. et al. (2024). Code.Ino: Construindo um Futuro Digital com o Protagonismo das Meninas em um Jogo para Programação. In: Women in Information Technology (WIT). p. 409-414. SBC.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. (2017). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications.

DA ROCHA, Marcelo Marques; MUCHALUAT SAADE, Débora Christina. Embodied voice assistant markup language. (2023). In: Proceedings of the 29th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, p. 246-254. Association for Computing Machinery.

DE GALÉS SILVA, Aline et al. Autopercepção de Meninas do Ensino Básico em Relação às Carreiras de STEM. (2023) In: Anais do XVII Women in Information Technology, p. 91-102. SBC.

DE GRAAF, Maartje MA; BEN ALLOUCH, S.; VAN DIJK, Jan AGM. (2015). What makes robots social?: A user’s perspective on characteristics for social human-robot interaction. In: Social Robotics: 7th International Conference, p. 184-193. Springer International Publishing.

DE OLIVEIRA FIREMAN, Eirene et al. (2022). Hackatie: O hackathon como estratégia para o incentivo de mulheres nas áreas de STEM. In: Anais do XVI Women in Information Technology, p. 203-208. SBC.

FOX, Lynn H. (1977) The effects of sex role socialization on mathematics participation and achievement. In: Women and Mathematics: Research Perspectives for Change, p. 1-78. ERIC.

GOODRICH, Michael A. et al. (2008). Human–robot interaction: a survey, Foundations and Trends® in Human–Computer Interaction, v. 1, n. 3.

HACK THE BARBICAN. A Playground for Arts, Technology & Entrepreneurship. 2013.

KOLKO, Jon. (2017) “DT comes of age”, [link], Fevereiro.

LOR, Rex. (2017). Design Thinking in education: A critical review of literature. In: Conference: Asian Conference on Education & Psychology. ResearchGate.

MARQUES DA ROCHA, Marcelo et al. (2024). Design and usability evaluation of the EvaSIM simulator for a socially assistive robot. In: Multimedia Tools and Applications, p. 69897-69922. ResearchGate.

PAGANINI, Lavinia; GAMA, Kiev. (2020). Engaging women’s participation in hackathons: A qualitative study with participants of a female-focused hackathon. In: Proceedings of the 5th International Conference on Game Jams, p. 8-15. Hackathons and Game Creation Events.

PLATTNER, Hasso. (2013) “An introduction to DT. Institute of Design at Stanford”, [link], Fevereiro.

ROCHA, Marcelo; FAVELA, Jesus; MUCHALUAT-SAADE, Débora C. (2024). Uma Proposta de Framework para Sistemas de Software de Controle para Plataformas de Robótica Social. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (WebMedia), p. 327-335. SBC.

ROCHA, Marcelo; FAVELA, Jesús; MUCHALUAT-SAADE, Débora Christina. (2025). Design and evaluation of an XML-based language for programming socially assistive robots. In: International Journal of Social Robotics. Springer Nature.

ROCHA, Rayanne et al. (2024). Mentoria Acadêmica Gamificada: Explorando o legado das Mulheres na Computação. In: Women in Information Technology (WIT), p. 172-182. SBC.

THEODORSON, George A.; THEODORSON, Achilles G. (1969), A Modern Dictionary of Sociology.

VALENÇA, George; SANTOS, Rodrigo. (2022). Como Organizar Hackathons Inclusivas? In: Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, p. 1-2. SBC.

XAVIER, Alexandre AB; ALVES, Marco AF; OLIVEIRA, Elaine CL. (2023). O Hackathon como estratégia para desenvolvimento de habilidades colaborativas na Educação Básica-Um relato de experiência. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), p. 692-703. SBC.

ZILLI, Silvana do Rocio et al. (2014) “A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática”, [link], Fevereiro.
Publicado
20/07/2025
SOUZA, Tainá G. et al. Hackathon 360: Estimulando Meninas na Computação em Projetos de Robótica Social para Educação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 139-150. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8584.