Iniciativas de ensino de programação para mulheres: Um mapeamento sistemático

  • Sthefany Ferreira UFAC
  • Gabriela Santos UFAC
  • Victoria Cavalcante UFAC
  • Alessandreia Oliveira UFJF
  • Catarina Costa UFAC

Resumo


O crescente avanço da Tecnologia aliada à programação permeia a escolha por carreiras na área de Ciências Exatas e suas Tecnologias. Entretanto, há uma baixa representatividade feminina na área de Tecnologia e em cursos de computação. Iniciativas como o Programa Meninas Digitais (PMD), ligado à Sociedade Brasileira de Computação (SBC), incentivam a participação e permanência de mulheres na computação e mudar essa realidade. Nesse sentido, este artigo buscou mapear as ações voltadas para o ensino de programação através de um Mapeamento Sistemático. Como resultado, 75 trabalhos foram analisados e foi identificado que as ações se concentram em oficinas e cursos e que as linguagens mais adotadas são Scratch e Python.

Referências

Boffi, L. and Oliveira-Silva, L. (2021). Enfrentando as estatísticas: estratégias para permanência de mulheres em stem. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 14.

Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de metodologias ativas durante o ensino de programação no brasil. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 1152–1161.

da Silva, L. G., Lima, G. V., de Melo Aquino, S. A. B., Sá, E. d. J. V., and Freire, T. P. (2024). Uma revisão da literatura sobre ambientes digitais representativos para mulheres na área de tecnologia da informação com gamificação e ux design. Women in Information Technology (WIT), pages 379–384.

de Oliveira Meneze, S. K. and dos Santos, M. D. F. (2021). Gênero na educação em computaçãono brasil eo ingresso de meninas na Área-uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação.

Gasparini, I. (2024). Programa meninas digitais – história e continuidade. acessado em 21/03/2023.

Kitchenham, B., Madeyski, L., and Budgen, D. (2022). Segress: Software engineering guidelines for reporting secondary studies. IEEE Transactions on Software Engineering, 49(3):1273–1298.

Lopes, R., Maciel, B., Soares, D., Figueiredo, L., and Carvalho, M. (2023). Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: podemos fazer mais? In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 68–79, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Nunes, M. A. S. N., Louzada, C. S., Salgueiro, E. M., Andrade, B. T., de Lima, P. S., and Figueiredo, R. M. C. T. (2016). Mapeamento de iniciativas brasileiras que fomentam a entrada de mulheres na computação. WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT).

Oliveira, A. V. B., Silva, A. C. B., Rosa, F. O. S., dos Santos Natividade, G., Oliveira, L. S., dos Santos, Y. S. R., dos Santos de Jesus, T., Assis, L. V. M., de Lemos, A. C. S., and Sena, A. L. S. (2023). Robôchicas: Capacitação e empoderamento feminino nas ciências e tecnologias. In Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE), pages 156–163. SBC.

Santos, M. T. S., Gasparini, I., and Frigo, L. B. (2024). Análise da participação feminina nos cursos da área de computação: Um olhar sobre os projetos do programa meninas digitais. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 2259–2272. SBC.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., Wesslén, A., et al. (2012). Experimentation in software engineering, volume 236. Springer.

Yamashita, V. T., Vilarinho, L., Silva, A., Feital, M., Valle, P. H. D., de Melo Quintela, B., and de Oliveira, A. (2024). Jogos educacionais digitais e a inclusão das mulheres na programação: Um mapeamento sistemático. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 1028–1042. SBC.
Publicado
20/07/2025
FERREIRA, Sthefany; SANTOS, Gabriela; CAVALCANTE, Victoria; OLIVEIRA, Alessandreia; COSTA, Catarina. Iniciativas de ensino de programação para mulheres: Um mapeamento sistemático. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 151-160. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8616.