Mulheres na Computação: uma análise baseada em Teoria Fundamentada nos Dados para o curso de Sistemas de Informação do IFS/Campus Lagarto

  • Larissa de G. Barreto IFS
  • Catuxe V. de S. Oliveira IFS
  • Luiz Diego V. Santos UEFS
  • Jislane S. S. de Menezes IFS
  • Vana Hilma V. Carvalho IFS
  • Cristiane O. de Santana IFS

Resumo


O artigo traz uma investigação sobre a presença de mulheres na Computação, campo marcado pela desigualdade de gênero, aplicando a Teoria Fundamentada nos Dados. A pesquisa coletou dados através de entrevistas semiestruturadas junto às egressas do curso de Sistemas de Informação do IFS, campus Lagarto, para identificar barreiras enfrentadas na formação e na carreira. Os resultados revelam que aspectos culturais, a falta de incentivo desde a infância e um ambiente predominantemente masculino desestimulam a sua participação, destacando a necessidade de um local de aprendizado inclusivo, sugerindo iniciativas como programa de mentoria e promoção de modelos femininos para estimular a presença no setor tecnológico.

Referências

Amaral, M. A., Emer, M. C. F. P., Bim, S. A., Setti, M. G., and Gonçalves, M. M. (2017). Investigando questões de gênero em um curso da área de computação. Revista Estudos Feministas, pages 857–874.

Barino, R., Dornelas, N., Gomes, A., Gonçalves, G., Rodrigues, R., Santos, R., Boeres, C., Calaza, K., Martins, S., Nascimento, A., and Salgado, L. (2024). Sim, nós podemos. ações para empoderamento de meninas e mulheres na computação. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 47–58, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Bim, S., Freitas, R., Maciel, C., Lobo, M., Pessoa, L., Pires, F., Rangel, J., Bernado, J., and Pereira, K. (2019). A vida de ada lovelace em um circuito de atividades desplugadas. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 189–193, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

CNPq (2023). Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - Visão Pesquisadores. [link].

INEP (2023). Censo da educação superior 2022: Notas estatísticas. Technical report, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira /MEC.

Mello, A., Melo, A., and Ferrão, I. (2019). Uma análise sobre questões de gênero nos cursos de computação do municıpio de alegrete/rs. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 61–68, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Menezes, S. K. d. O. and Santos, M. D. F. d. (2021). Gênero na educação em computação no brasil e o ingresso de meninas na Área - uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:456–484.

Metelski, F., Santos, J., Cechine-Peiter, C., Fabrizzio, G. C., Schmitt, M., and Heilemann, M. (2021). Constructivist grounded theory: characteristics and operational aspects for nursing research. Revista da Escola de Enfermagem USP, 55.

Ribeiro, K. and Maciel, C. (2020). Tecnologia e Formação: um estudo sobre a participação das mulheres nos cursos de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso. PhD thesis, Universidade Federal de Mato Grosso.

Rocha, R., Teles, M., Souza, M., Nascimento, M., Nascimento, A., and Marques, A. (2024). Mentoria acadêmica gamificada: Explorando o legado das mulheres na computação. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 172–182, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, J. L. G., k. S. Cunha, Adamy, E. K., Backes, M. T. S., Leite, J. L., and Sousa, F. (2018). Data analysis: comparison between the different methodological perspectives of the grounded theory. Revista da Escola de Enfermagem USP, 52.

SOFTEX (2024). W-tech o panorama da participação feminina no setor de tics. Technical report, Observatório Softex.

Strauss, A. and Corbin, J. (2008). Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de Teoria Fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2ed edition.
Publicado
20/07/2025
BARRETO, Larissa de G.; OLIVEIRA, Catuxe V. de S.; SANTOS, Luiz Diego V.; MENEZES, Jislane S. S. de; CARVALHO, Vana Hilma V.; SANTANA, Cristiane O. de. Mulheres na Computação: uma análise baseada em Teoria Fundamentada nos Dados para o curso de Sistemas de Informação do IFS/Campus Lagarto. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 173-183. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8649.