Mulheres na Computação no Brasil: Um Mapeamento Cienciométrico das Produções Científicas do Women in Information Technology (WIT) de 2016 a 2024
Resumo
A participação feminina na computação tem sido amplamente estudada, com o Women in Information Technology (WIT) desempenhando um papel central nesse debate. Este estudo realiza uma análise cienciométrica das publicações do WIT, utilizando a base Dimensions para identificar temas, autores e instituições mais influentes. Foram analisadas 326 publicações desde 2016, destacando tendências e iniciativas voltadas à inclusão de mulheres na área. Os resultados apontam um crescimento na produção científica e reforçam a importância de políticas de incentivo. O estudo contribui ao fornecer uma visão abrangente e automatizada sobre a evolução das pesquisas no evento.
Referências
Bordin, A. S., Ferrão, I. G., & Branco, K. R. L. J. C. (2021). Women in Technology: Uma análise bibliométrica dos últimos cinco anos. Anais Do XV Women in Information Technology, 250–259. Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15861
Bordin, A. S., Frigo, L. B., Suelen Laurindo, Luiza Castilho Ereno, & Carolina, A. (2022). Uma Análise das Citações do Women in Technology (WIT). Anais Do XVI Women in Information Technology, 157–166. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wit.2022.223279
Carrión, A., Cabrera, R., & Huerta, M. (2024). A Scoping Review and Bibliometric Analysis of Strategies to Increase Girls’ Motivation in STEM. 2024 IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE), 1–6. DOI: 10.1109/edunine60625.2024.10500571
Carvalho, L., Lima Filho, S., Brandão, M., Oliveira, J., Santoro, F., & Silva, M. (2023). Não se nasce mulher na computação, torna-se. Tornam-se juntas! Analisando sete anos de WIT.. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 205-216). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230640
Chen, C., & Song, M. (2019). Visualizing a field of research: A methodology of systematic scientometric reviews. PLOS ONE, 14(10), e0223994. DOI: 10.1371/journal.pone.0223994
Dal Pizzol, N., Barbosa, E. D. S., & Musse, S. R. (2022). Gender Representation in Brazilian Computer Science Conferences. Anais Do XVI Women in Information Technology, 67–76. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wit.2022.222939
Dabić, M., Vlačić, B., Obradović, T., Marzi, G., & Kraus, S. (2021, May 1). Women in Engineering as a Research Topic: Past, Present, and Future. DOI: 10.1109/TEMSCON-EUR52034.2021.9488596
Franzoia, F., Pires, F., & Pessoa, M. (2019). Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 199-203). Porto Alegre: SBC. DOI: doi:10.5753/wit.2019.6737
Hook, D. W., Porter, S. J., & Herzog, C. (2018). Dimensions: Building Context for Search and Evaluation. Frontiers in Research Metrics and Analytics, 3. DOI: 10.3389/frma.2018.00023
Holanda, M., & Silva, D. D. (2022). Latin American Women and Computer Science: A Systematic Literature Mapping. IEEE Transactions on Education, 65(3), 356–372. DOI: 10.1109/te.2021.3115460
Li, J., Goerlandt, F., & Reniers, G. (2021). An overview of scientometric mapping for the safety science community: Methods, tools, and framework. Safety Science, 134, 105093. DOI: 10.1016/j.ssci.2020.105093
López-Pernas, S., Saqr, M., & Apiola, M. (2023). Scientometrics: A Concise Introduction and a Detailed Methodology for Mapping the Scientific Field of Computing Education Research. Springer EBooks, 79–99. DOI: 10.1007/978-3-031-25336-2_5
Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., & Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 69-78). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2019.6714
Mattauch, S., Lohmann, K., Hannig, F., Lohmann, D., & Teich, J. (2020). A bibliometric approach for detecting the gender gap in computer science. Communications of the ACM, 63(5), 74–80. DOI: 10.1145/3376901
Martins, A., Silva, J., Santos, J., & Rebouças, A. (2019). Fatores que Atraem e Afastam as Meninas de cursos da Área de TI. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 114-118). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2019.6720
Milson, A., Ribeiro, I., Andrade, I., Gonçalves, J., Laboissiere, L., Ferreira, M., Dalip, D., Brandão, M., & Moro, M. (2020). Elas na Ciência: Website com Jogos para Divulgar Personalidades Femininas. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 10-19). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2020.11271
Mendes, J., Costa, Y., Frazão, K., Santos, R., Santos, D., & Rivero, L. (2019). Identificação das Expectativas e Dificuldades de Alunos de Graduação no Ensino de Engenharia de Software. Anais Do Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 334–347. DOI: 10.5753/wei.2019.6640
Mochetti, K., Salgado, L., Zerbinato, A., Souza, B., & Avelino, M. (2016). Ciência da Computação também é coisa de menina!. In Anais do X Women in Information Technology, (pp. 11-15). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2016.9691
Moro, M., Salgado, L., & Araujo, A. (2024). WIT 18 Anos: A Evolução de seus Comitês de Programa. In Anais do XVIII Women in Information Technology, (pp. 206-217). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2024.2618
Oliveira, W., Adão Caron Cambraia, & Lucas Tadeu Hinterholz. (2021). Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: Desafios e Possibilidades. Anais Do XXIX Workshop Sobre Educação Em Computação, 468–477. DOI: 10.5753/wei.2021.15938
Passos, A. A., Barreto, A. S., Nascimento, B. L., Dantas, F. S., Costa, G. C., Costa, Y., Viana, D., & Rivero, L. (2021). O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes. Anais Do XXIX Workshop Sobre Educação Em Computação, 388–397. DOI: 10.5753/wei.2021.15930
Petri, G., Wangenheim, C. G. von , & Borgatto, A. F. (2017). Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. Anais Do XXV Workshop Sobre Educação Em Computação, 2327–2336. DOI: 10.5753/wei.2017.3549
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019). Um Panorama da Atuação da Mulher na Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 1-10). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2019.6707
Ribeiro, K., Azevedo, J., Maciel, C., & Bim, S. (2019). Uma análise de gênero a partir de dados da Sociedade Brasileira de Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 159-163). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2019.6729
Pires, F., Teixeira, K., Pessoa, M., & Lima, P. (2019). Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Máquina de Turing: o enigma do Curupira. Anais Do XXVII Workshop Sobre Educação Em Computação, 523–532. DOI: 10.5753/wei.2019.6657
Santana, T., & Braga, A. (2020). Uma Análise Cienciométrica das Publicações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação na Perspectiva das Mulheres na Computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 279-283). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2020.11310
Santos, N., & Marczak, S. (2023). Fatores de Atração, Evasão e Permanência de Mulheres nas Áreas da Computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 136-147). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230789
Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. Anais Do XXVII Workshop Sobre Educação Em Computação, 444–452. DOI: 10.5753/wei.2019.6649
