Ampliando horizontes digitais de meninas por meio do letramento digital apoiado em pensamento computacional e robótica educacional
Resumo
Este relato aborda uma experiência de letramento digital apoiado em pensamento computacional e robótica educacional para meninas. Inicialmente, foi concebido e aprovado o projeto pedagógico do curso de formação inicial e continuada (FIC). Na sequência, estudantes da Licenciatura em Informática capacitaram estudantes do ensino técnico de nível médio em Informática, os quais entregaram o curso FIC para 35 meninas do ensino fundamental e em vulnerabilidade socioeconômica, com a supervisão de professores de Computação e Didática. Os resultados exitosos embasaram um projeto de pesquisa que foi aprovado para estimular o ingresso e a permanência de 1.500 meninas em atividades nas áreas de Ciências Exatas.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
VILELA, Ana Luiza Costa; ASSUNÇÃO, Pedro Henrique; PINHEIRO, Rebecca Cruz; MOREIRA, Keila Cruz; SORRENTINO, Tatiana Amaral; MARINHO, Éberton da Silva; SILVA, Helber Wagner da.
Ampliando horizontes digitais de meninas por meio do letramento digital apoiado em pensamento computacional e robótica educacional. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 377-386.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.7464.
