Mulheres Históricas e a Informática: Ada Lovelace - Inspirando Gerações
Resumo
Na área da Informática, as mulheres enfrentam diferentes barreiras que influenciam na permanência e representatividade feminina em cursos de nível médio e superior. Nesse sentido, é essencial que as contribuições femininas na área sejam divulgadas para estimular que mais meninas escolham a Informática como área profissional. Este trabalho tem o objetivo de apresentar atividades realizadas na Sala Temática Ada Lovelace - Inspirando Gerações.
Referências
Ferreira, T. C., de Freitas, J. C., and Ribeiro, M. W. (2020). A influência das brincadeiras no desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 159–163, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Laranjeira, M. and Bezerra, P. (2023). Estudo do uso de pensamento computacional e história de mulheres na computação para incentivar meninas nas áreas de computação e relacionadas. In Anais Estendidos do XIV Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, pages 110–119, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lima, M. P. (2013). As mulheres na ciência da computação. Estudos Feministas, 21(3):793–816.
Menezes, S. K. O. and Santos, M. D. F. (2021). Gênero na educação em computação no brasil e o ingresso de meninas na Área - uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE Brazilian Journal of Computers in Education, pages 456–484.
Nascimento, J. X. (2016). Políticas públicas e desigualdade de gênero na sociedade brasileira: Considerações sobre os campos do trabalho, da política e da ciência. Mediações - Revista de Ciências Sociais, 21(1):317–337.
Nolasco, M., Aguiar, C., Valli, A., Boeres, M., and Catabriga, L. (2023). Um panorama das publicações da sbc sobre a temática mulheres na computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 305–316, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ribeiro, K. and Maciel, C. (2020). Fatores de influência na escolha pela continuidade da carreira em computação pelas estudantes de ensino médio técnico em informática. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 40–49, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Tonini, A. M. and Araújo, M. T. (2019). A participação das mulheres nas áreas de stem (science, technology engineering and mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, 38(3):118–125.
