Mulheres na Tecnologia: Destaques do Evento IFALTECH
Resumo
Na Informática, as mulheres enfrentam diferentes barreiras que influenciam na permanência e representatividade feminina em cursos de nível médio e superior. Este trabalho tem o objetivo de apresentar atividades realizadas em um curso técnico em Informática, que visaram o público feminino para incentivar o protagonismo, o conhecimento sobre a área e o ingresso no mercado de trabalho. Como resultados, onze estudantes desse curso se engajaram para realizar uma palestra sobre mulheres na tecnologia e quatro minicursos. A palestra teve a participação de 68 meninas e de 58 meninas nos quatro minicursos. Conclui-se que as atividades proporcionaram aprendizados e experiências valiosas na realização de um evento com foco no público feminino.Referências
Amim, F., Moura, J., Fernandes, K., Vargas, K., and Mello, A. (2019). Oficina gurias na computação: três horas de imersão feminina na área da computação discutidas em detalhes. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 149–153, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Educação, M. (2024). Plataforma nilo peçanha. Acessado em março, 2024.
Ferrão, I. and Melo, A. (2016). I fórum gurias na computação: relato de experiências e desdobramentos. In Anais do X Women in Information Technology, pages 39–42, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lima, M. P. (2013). As mulheres na ciência da computação. Estudos Feministas, 21(3):793–816.
Menezes, S. K. O. and Santos, M. D. F. (2021). Gênero na educação em computação no brasil e o ingresso de meninas na Área - uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE Brazilian Journal of Computers in Education, pages 456–484.
Nascimento, J. X. (2016). Políticas públicas e desigualdade de gênero na sociedade brasileira: Considerações sobre os campos do trabalho, da política e da ciência. Mediações - Revista de Ciências Sociais, 21(1):317–337.
Nunes, M., Rodrigues, L., Martinhago, A., Soares, L., and Reis, R. (2015). Uma iniciativa para atrair as estudantes do ensino médio para a Área de tecnologia da informação. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 425–434, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ribeiro, K. and Maciel, C. (2020). Fatores de influência na escolha pela continuidade da carreira em computação pelas estudantes de ensino médio técnico em informática. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 40–49, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rodrigues, M. E., Maia, A., Rocha, M., Oliveira, L., and Marques, A. B. (2022). Desenvolvimento de soft skills durante a atuação no projeto meninas digitais do vale: achados de uma retrospectiva. pages 34–44.
Tonini, A. M. and Araújo, M. T. (2019). A participação das mulheres nas áreas de stem (science, technology engineering and mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, 38(3):118–125.
Educação, M. (2024). Plataforma nilo peçanha. Acessado em março, 2024.
Ferrão, I. and Melo, A. (2016). I fórum gurias na computação: relato de experiências e desdobramentos. In Anais do X Women in Information Technology, pages 39–42, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lima, M. P. (2013). As mulheres na ciência da computação. Estudos Feministas, 21(3):793–816.
Menezes, S. K. O. and Santos, M. D. F. (2021). Gênero na educação em computação no brasil e o ingresso de meninas na Área - uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE Brazilian Journal of Computers in Education, pages 456–484.
Nascimento, J. X. (2016). Políticas públicas e desigualdade de gênero na sociedade brasileira: Considerações sobre os campos do trabalho, da política e da ciência. Mediações - Revista de Ciências Sociais, 21(1):317–337.
Nunes, M., Rodrigues, L., Martinhago, A., Soares, L., and Reis, R. (2015). Uma iniciativa para atrair as estudantes do ensino médio para a Área de tecnologia da informação. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 425–434, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ribeiro, K. and Maciel, C. (2020). Fatores de influência na escolha pela continuidade da carreira em computação pelas estudantes de ensino médio técnico em informática. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 40–49, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rodrigues, M. E., Maia, A., Rocha, M., Oliveira, L., and Marques, A. B. (2022). Desenvolvimento de soft skills durante a atuação no projeto meninas digitais do vale: achados de uma retrospectiva. pages 34–44.
Tonini, A. M. and Araújo, M. T. (2019). A participação das mulheres nas áreas de stem (science, technology engineering and mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, 38(3):118–125.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
MENEZES, Suzy Kamylla de Oliveira; SOUZA, Viviane de Menezes Ramalho.
Mulheres na Tecnologia: Destaques do Evento IFALTECH. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 398-408.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.7583.
