Alfabeto das Mulheres Brasileiras na Ciência como proposta para a alfabetização científica

  • Sylvana Karla S. L. Santos IFB
  • Eliza de Matos Silva UDF
  • Paula Queiroz Dutra IFB
  • Ana Roberta Crisóstomo de Morais IFB
  • Ana Clara Trindade de Oliveira IFB
  • Lorrany Rodrigues Antunes IFB
  • Maria Fernanda Itacarambi Silva UnB
  • Alicia Barros Gonçalves Pereira UnB
  • Ana Beatriz Lopes Rodrigues IFB
  • Ludmilla Figueiredo Lima IFB
  • Alyce Moreira do Nascimento IFB

Resumo


O projeto Alfabeto das Mulheres Brasileiras na Ciência é uma ação do grupo de extensão Meninas na Ciência do IFB, iniciada no segundo semestre de 2024. A metodologia de desenvolvimento do projeto é o Design Thinking (DT). A partir das dificuldades encontradas por mulheres e meninas para prosseguir nas áreas STEAM, acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a criação do alfabeto surgiu do trabalho colaborativo com estudantes do ensino médio e promoveu uma reflexão sobre as desigualdades de gênero e representatividade feminina em nossa sociedade. O resultado é uma ferramenta lúdica que pode ser utilizada desde o ensino fundamental para abordar a alfabetização científica e a desconstrução dos estereótipos de gênero.

Referências

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Publicado
20/07/2025
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