Fortalecendo a confiança das mulheres para atuar na área de computação

  • Ana Lúcia de Moura PUC-Rio
  • Jessica Ribas PUC-Rio
  • Maria Julia de Lima PUC-Rio
  • Noemi Rodriguez PUC-Rio

Resumo


Nesse artigo, relatamos nossas experiências e aprendizado com o ensino de soft skills no TWIST, um programa para estudantes universitárias que tem o objetivo de capacitá-las tecnica e emocionalmente para um ingresso confiante e confortável no mercado de desenvolvimento de software. Discutimos como abordamos o aprendizado do trabalho em equipe e como trabalhamos várias questões socioemocionais que identificamos como importantes para a formação das participantes em dinâmicas e rodas de conversa envolvendo convidadas e colaboradoras de áreas de atuação diversas.

Referências

Beck, K., Beedle, M., van Bennekum, A., Cockburn, A., Cunningham, W., Fowler, M., Grenning, J., Highsmith, J., Hunt, A., Jeffries, R., Kern, J., Marick, B., Martin, R. C., Mellor, S., Schwaber, K., Sutherland, J., and Thomas, D. (2001). Manifesto for agile software development.

Börner, K., Scrivner, O., Gallant, M., Ma, S., Liu, X., Chewning, K., Wu, L., and Evans, J. A. (2018). Skill discrepancies between research, education, and jobs reveal the critical need to supply soft skills for the data economy. Proceedings of the National Academy of Sciences, 115(50):12630–12637.

Chassidim, H., Almog, D., and Mark, S. (2018). Fostering soft skills in project-oriented learning within an agile atmosphere. European Journal of Engineering Education, 43(4):638–650.

Cheryan, S., Plaut, V. C., Handron, C., and Hudson, L. (2013). The stereotypical computer scientist: Gendered media representations as a barrier to inclusion for women. Sex Roles, 69(1):58–71.

Cintra, C. d. S. and Bittencourt, R. A. (2023). As experiências de estudantes em um curso de engenharia de computação baseado em PBL. In Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), pages 327–338. SBC.

Desidério, S., Lelis, M., Rodrigues, M., Santos, F., and Marques, A. (2023). Investigando o desenvolvimento de soft skills em projetos parceiros do programa meninas digitais: um estudo exploratório. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 171–181, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fioravanti, M. L., Romeiro, B. O., Paschoal, L. N., Oliveira, B., De Souza, S. R., Barbosa, E. F., and Moreno, A. M. (2023). Software engineering education through experiential learning for fostering soft skills. In 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.

Garcés, L. and Oliveira, B. (2024). Teaching software engineering with project-based learning: A four years experience report. In Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), pages 476–486. SBC.

Khabbali, H., Seghroucheni, Y. Z., and Ziti, S. (2023). Agile pedagogy: using Scrum and project based learning for enhanced educational experiences. In 2023 7th IEEE Congress on Information Science and Technology (CiSt), pages 445–449. IEEE.

Marra, R. M., Rodgers, K. A., Shen, D., and Bogue, B. (2009). Women engineering students and self-efficacy: A multi-year, multi-institution study of women engineering student self-efficacy. Journal of Engineering Education, 98(1):27–38.

Mohammed, F. S. and Ozdamli, F. (2024). A systematic literature review of soft skills in information technology education. Behavioral Sciences, 14(10):894.

NACE (2024). Job Outlook 2024. Technical report, National Association of Colleges and Employers. Acesso em: 17/03/2025.

Rodriguez, N., Lima, M., Moura, A., and Szenberg, R. (2024). TWIST: Programa de capacitação de desenvolvedoras de software. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 263–273, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Schuster, C. and Martiny, S. E. (2017). Not feeling good in STEM: Effects of stereotype activation and anticipated affect on women’s career aspirations. Sex Roles, 76(1):40–55.

Seagull, D. G. and Souza, G. G. P. (2023). Análise das matrizes curriculares dos cursos superiores de ciência da computação sobre a ótica das soft skills: uma análise comparativa. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Publicado
20/07/2025
MOURA, Ana Lúcia de; RIBAS, Jessica; LIMA, Maria Julia de; RODRIGUEZ, Noemi. Fortalecendo a confiança das mulheres para atuar na área de computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 429-440. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8003.