Programa Mulheres Mil e a Inclusão Digital no IFPR Campus Palmas: Relato de Experiência

  • Marina Girolimetto IFPR
  • Andreia Marini IFPR

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operadora de Computador no Programa Mulheres Mil, realizado no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas. O curso ocorreu entre 19 de agosto e 22 de novembro de 2024 e buscou promover a inclusão digital de vinte mulheres da comunidade local, das quais dezoito obtiveram a certificação. O relato destaca as principais dificuldades enfrentadas pelas participantes, como a sensação de não pertencimento, problemas de transporte e saúde, além de desafios interpessoais. Apesar dessas adversidades, as alunas expressaram satisfação com a experiência e demonstraram interesse em participar de futuras edições do Programa, evidenciando o seu potencial para promover a inclusão digital para o público feminino.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (?). Guia da metodologia do acesso, permanência e êxito do Programa Mulheres Mil. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação (2023). Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023. Institui o Programa Mulheres Mil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 abr. 2023, edição 72, seção 1, p. 16.

BRASIL. Ministério da Educação (2025). Mulheres Mil. [Acesso em: 11 mar. 2025].

de Matos Souza Ferreira, A. and Duarte, V. C. O. (2018). A implementação do programa mulheres mil no ifmt campus pontes e lacerda: Relato de uma experiência exitosa. Práticas em gestão Pública Universitária, 2(2):165–182.

Felizardo, J., Graciano, V., Figueiredo, A. M., Guarisi, A., Boechat, P., and Vicente, G. (2024). Uma experiência de capacitação digital para mulheres: Rumo à inclusão tecnológica. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 3139–3148, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

IBGE (2025). Instituto brasileiro de geografia e estatística. Disponível em [link]. Acesso em: 12 mar. 2025.

Instituto Federal do Paraná (2024). Projeto Pedagógico do curso de qualificação profissional em Operadora de Computador. Palmas. Acesso em 10 mar. 2025.

IPARDES (2025). Perfil avançado do município de palmas. Disponível em [link]. Acesso em: 12 mar. 2025.

Nations, U. (2024). Pact for the future, global digital compact and declaration on future generations. annex i: Global digital compact. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mar. 2025.

Oliveira, I. D. D. and Silva, S. B. D. (2022). Conhecendo a informática por intermédio do programa mulheres mil: Experiência no ifrn/ceará-mirim. Revista Práxis: saberes da extensão.
Publicado
20/07/2025
GIROLIMETTO, Marina; MARINI, Andreia. Programa Mulheres Mil e a Inclusão Digital no IFPR Campus Palmas: Relato de Experiência. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 476-486. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8045.