Projeto PoliWomen: Desenvolvimento de soft skills para a Inclusão Feminina na Computação e Engenharia

  • Rafaela Otemaier PUCPR
  • Camila Fukuda PUCPR
  • Mariana Couto Siqueira PUCPR

Resumo


A representatividade feminina em STEM tem crescido com iniciativas que ampliam acesso e permanência. No entanto, o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills) ainda é um desafio na inclusão de mulheres em Computação e Engenharia. O PoliWomen busca promover crescimento pessoal e profissional por meio de mentorias, workshops e networking. Este artigo analisa a percepção de alunas de uma universidade brasileira, evidenciando como PoliWomen favoreceu habilidades como comunicação, empatia, criatividade e liderança. Os resultados indicam que o projeto fortalece a autoconfiança, prepara para o mercado e contribui para uma sociedade digital mais inclusiva.

Referências

Barino, R. et al. (2024). Sim, nós podemos. ações para empoderamento de meninas e mulheres na computação. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 47–58, Brasília/DF, Brasil. SBC.

Desidério, S., Lelis, M., Rodrigues, M., Santos, F., and Marques, A. (2023). Investigando o desenvolvimento de soft skills em projetos parceiros do programa meninas digitais: um estudo exploratório. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 171–181, João Pessoa/PB, Brasil. SBC.

Guizzo, C. S. P. and Nogueira, T. B. R. (2015). Habilidades sociais na formação de engenheiros inovadores: possibilidades e desafios para instituições de ensino. In Del Prette, Z. A. P. et al., editors, Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática, chapter 17, pages 445–461. Sinopsys, Novo Hamburgo.

Karimi, H. and Pina, A. (2021). Strategically addressing the soft skills gap among stem undergraduates. Journal of Research in STEM Education, 7(1):21–46.

Kitchenham, B. and Pfleeger, S. L. (2002). Principles of survey research: Parts 1–6. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, 27(1–6).

Mello, A., Melo, A., Finger, A., and Rodrigues, I. (2024). Projeto gurias na computação: reflexões, desafios e oportunidades frente à curricularização da extensão. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 228–239, Brasília/DF, Brasil. SBC.

Msambwa, M. M., Daniel, K., Lianyu, C., and Antony, F. (2024a). A systematic review using feminist perspectives on the factors affecting girls’ participation in stem subjects. Science Education.

Msambwa, M. M., Daniel, K., Lianyu, C., and Fute, A. (2024b). A systematic review of the factors affecting girls’ participation in science, technology, engineering, and mathematics subjects. Computer Applications in Engineering Education, 32:e22707.

Organização das Nações Unidas (2024). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acessado em maio de 2025.

Rocha, M. et al. (2021). Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de computação: Um estudo qualitativo. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 210–219, Evento Online, Brasil. SBC.

Santos, N. and Marczak, S. (2023). Fatores de atração, evasão e permanência de mulheres nas Áreas da computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 136–147, João Pessoa/PB, Brasil. SBC.

Singer, A., Montgomery, G., and Schmoll, S. (2020). How to foster the formation of stem identity: studying diversity in an authentic learning environment. International Journal of STEM Education, 7(1). Publicado em 6 nov. 2020.

Vidigal, C. and Souza, M. (2024). Abordagem interdisciplinar para aproximar meninas das Áreas de stem: Reflexões e propostas. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 218–227, Brasília/DF, Brasil. SBC.

Williams, K. (2020). The engenheiras da borborema project: Schramm is working to create reference models for girls [pipelining: Attractive programs for women]. IEEE Women in Engineering Magazine, 14(1):27–29.

Xu, L., Sun, J., van Driel, J., Hobbs, L., Millar, V., Kewalramani, S., Richards, G., and Aranda, G. (2025). A conceptual framework for fostering gender equity in early years stem education. International Journal of Science and Mathematics Education.
Publicado
20/07/2025
OTEMAIER, Rafaela; FUKUDA, Camila; SIQUEIRA, Mariana Couto. Projeto PoliWomen: Desenvolvimento de soft skills para a Inclusão Feminina na Computação e Engenharia. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 498-507. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8095.