Participação feminina na equipe de robótica no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Colatina: desafios e estratégias

  • Lara Calegário Guedes IFES
  • Geanderson Lemonte IFES
  • Dione Sousa IFES
  • Jaimel de Oliveira Lima IFES
  • Lisânia Soares Miranda IFES
  • Nicolly do Carmo Reis IFES
  • Amanda Almeida Soares IFES

Resumo


Este artigo investiga os desafios e incentivos à participação feminina na robótica, com base em uma pesquisa quali-quantitativa realizada com alunos do Campus Colatina. Duas equipes exclusivamente femininas foram criadas com estudantes do ensino médio técnico, oferecendo apoio e capacitação prática. A iniciativa visa ampliar a representatividade de gênero e promover um ambiente educacional mais inclusivo. Os resultados destacam a relevância de ações afirmativas na busca por equidade e demonstram que a diversidade fortalece uma governança digital mais participativa.

Referências

Antony, E., and Neenu N. T., A. (2022). Robotics as an educational tool. In International Journal for Modern Trends in Science and Technology, volume 8, pages 254–257.

Ardito, G., Czerkawski, B., and Scollins, L. (2020). Learning computational thinking together: effects of gender differences in collaborative middle school robotics program. In TechTrends, pages 373–387. Springer. DOI: 10.1007/s11528-019-00461-8

Barino, R., et al. (2024). Sim, nós podemos: ações para empoderamento de meninas e mulheres na computação. In Anais do XVIII Women in Information Technology (WIT), pages 47–58, Brasília, DF, Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wit.2024.2361.

Barros, S. C. da V., e Mourão, L. (2020). Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. In Psicologia em Estudo, volume 25, pages 1–16. DOI: 10.4025/psicolestud.v25i0.46325.

Camargo, G., Fornasier, M. O., Siqueira, C. S., Rodrigues, A. P. K., Fagundes, F., and Camargo, E. (2020). A relação entre gênero e as novas tecnologias: a ética do cuidado das assistentes inteligentes na era da inteligência artificial. In Salão do Conhecimento, volume 6, número 6. [link].

Cheryan, S., Lombard, E. J., Hudson, L., Louis, K., Plaut, V. C., and Murphy, M. C. (2020). Double isolation: identity expression threat predicts greater gender disparities in computer science. In Self and Identity, volume 19, número 4, pages 412–434. DOI: 10.1080/15298868.2019.1609576.

Chiang, F. K., Tang, Z., Zhu, D., et al. (2024). Disparidade de gênero na educação STEM: uma pesquisa de opinião sobre participantes femininas na olimpíada mundial de robôs. In International Journal of Technology and Design Education, volume 34, pages 629–646. DOI: 10.1007/s10798-023-09830-0.

Eleamen, C. S., Martins, C. S., e Pinto, D. M. (2023). Robótica: ferramenta motivacional de inclusão do público feminino. In Revista Educere, volume 23, número 1, pages 425–443. DOI: 10.25110/educere.v23i1-026.

Ereno, L. C., Marcelino, A. C., Bordin, A., and Frigo, L. B. (2023). Aproximando meninas da área de STEM com iniciação à robótica. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT), pages. 80–90, João Pessoa, PB, Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wit.2023.229939

Fuser, M. C. (2021). Semiótica das relações entre humanos e robôs. In Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, volume 12, número 24, pages 41–57. DOI: 10.23925/1984-3585.2021i24p41-57.

Grover, S., Pea, R., and Cooper, S. (2015). Designing for deeper learning in a blended computer science course for middle school students. In Computer Science Education, volume 25, número 2, pages 199–237. DOI: 10.1080/08993408.2015.1033142.

Lima, M. P. (2013). As mulheres na ciência da computação. In Revista Estudos Feministas, volume 21, pages 793–816. DOI: 10.1590/s0104-026x2013000300003.

Melo, A. (2015). A invisibilidade feminina: uma longa narrativa. In Conimbriga, volume 54, pages 45–79. DOI: 10.14195/1647-8657_54_3.

Sá, P., Costa, A. P., Moreira, A., et al. (2021). Reflexões em torno de metodologias de investigação: recolha de dados. In UA Editora. [link].

Santos, C. B., and Oliveira Filho, A. C. (2020). Robótica e interdisciplinaridade: aprendizagem criativa atraindo meninas para a tecnologia. In Anais do XIV Women in Information Technology (WIT), pp. 120–128, Cuiabá, MT, Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wit.2020.11282

Santos, V. C., Teixeira, N. G., Pereira, K. B. M., Teixeira, P. O., and Silva, J. G. R. (2023). Análise do comportamento social dos estudantes nas turmas do curso técnico em informática de uma instituição pública federal de ensino utilizando redes complexas. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT), pages 388–393, João Pessoa, PB, Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wit.2023.230595.

Teles, M. A. X., Saraiva, L. S., Freires, M. I. O., Rocha, M. S., and Marques, A. B. (2023). Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT), pages 194–204, João Pessoa, PB, Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wit.2023.230784
Publicado
20/07/2025
GUEDES, Lara Calegário; LEMONTE, Geanderson; SOUSA, Dione; LIMA, Jaimel de Oliveira; MIRANDA, Lisânia Soares; REIS, Nicolly do Carmo; SOARES, Amanda Almeida. Participação feminina na equipe de robótica no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Colatina: desafios e estratégias. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 520-531. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8182.