Relato de Experiência de um Projeto de Extensão de Incentivo à Meninas na Tecnologia
Resumo
O presente trabalho apresenta o projeto Meninas Tecnológicas, uma iniciativa voltada para promover a inclusão de alunas do ensino médio da cidade de Cuiabá, na área de Tecnologia da Informação. Com a oferta de aulas práticas de programação e organização de computadores, com intuito de desconstruir estereótipos de gênero e incentivar o empoderamento feminino em um setor historicamente dominado por homens, este estudo detalha as fases do projeto, avalia seu impacto nas participantes e discute a importância de políticas educacionais e culturais que promovam a inclusão feminina nas áreas tecnológicas.Referências
Light, J. S. (1999). When computers were women. Technology and culture, 40(3):455–483.
Lindstrom, G. (2005). Programming with python. IT professional, 7(5):10–16.
Schwartz, J., Casagrande, L. S., Leszczynski, S. A. C., and Carvalho, M. G. d. (2006). Mulheres na informática: quais foram as pioneiras? cadernos pagu, pages 255–278.
Silveira, C., Ferreira, G., and Souza, A. A. d. (2019). A representação feminina nas ciências exatas de uma universidade federal. Revista Feminismos, 7(3).
Souto, D. C. and Souto, R. C. (2022). Importância das iniciativas de inserção de meninas e mulheres na área de stem no brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 8(10):4319–4333.
Yannoulas, S. C. (1996). Educar: uma profissão de mulheres? Kapelusz, Buenos Aires.
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Yannoulas, S. C. (1996). Educar: uma profissão de mulheres? Kapelusz, Buenos Aires.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
PALMA, Maria Vittória S. R.; OLIVEIRA, Emilli D. de; CASTRO, Maria Clara I. de; NASCIMENTO, Leticia Emily da S.; GUARIENTI, Gracyeli S. S.; GALVÃO, Ludmilla F. O.; SILVA, Paulo Guilherme P. da.
Relato de Experiência de um Projeto de Extensão de Incentivo à Meninas na Tecnologia. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 543-553.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8256.
