“Agora acho que realmente desisti de ser médica”: Insights de um Curso de Programação Voltado para Meninas

  • Rafaella Vaccari Zup Innovation
  • Thayssa A. da Rocha Zup Innovation / UFPA
  • Laura Fumagalli Zup Innovation
  • Nicole Davila Zup Innovation

Resumo


Este trabalho apresenta o Zup Code Camp para Minas, desenvolvido na Zup Innovation em 2024. O projeto tinha como objetivo influenciar a perspectiva de carreira de meninas de escolas públicas, para fomentar a inclusão no setor de tecnologia, marcado historicamente por desigualdades de gênero. Com 80% de retenção entre as 49 participantes iniciais, o projeto ensinou lógica de programação e promoveu a representatividade feminina em um ambiente acolhedor. Os resultados refletem a importância de espaços seguros, metodologias práticas e referências femininas para transformar perspectivas de carreira.

Referências

Beaubouef, T. and Zhang, W. (2011). Where are the women computer science students? J. Comput. Sci. Coll., 26(4):14–20.

Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage.

Glower, J. (2002). Women and scientific employment: Current perspectives form the uk. Science amp; Technology Studies, 15(1):29–45.

IBGE (2018). Estatísticas de gênero - indicadores sociais das mulheres no brasil. [link]. Acesso em: 24 mar. 2025.

Lima, M. P. (2013). As mulheres na ciência da computação. Revista Estudos Feministas, 21(3):793–816.

Menezes, N., Mendes, C., Corrêa, J., Rocha, T., and Mota, M. (2024). Além do gênero: Explorando as múltiplas perspectivas de mulheres na computação. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 104–114, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, N. and Marczak, S. (2023). Fatores de atração, evasão e permanência de mulheres nas Áreas da computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 136–147, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, A., Oliveira, N., Holanda, M., and Araujo, A. (2024). No passado meninas, no presente mulheres, no futuro profissionais de ti com o apoio do projeto meninas.comp. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 251–262, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Yamashita, V., Ferreira, M., Lauschner, L., Nunes, E., Quintela, B., and Oliveira, A. (2023). Pensamento computacional e jogos digitais: Possibilidades para despertar a motivação das meninas para o estudo de programação no ensino superior. In Anais do II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, pages 117–126, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
20/07/2025
VACCARI, Rafaella; ROCHA, Thayssa A. da; FUMAGALLI, Laura; DAVILA, Nicole. “Agora acho que realmente desisti de ser médica”: Insights de um Curso de Programação Voltado para Meninas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 586-596. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8471.