O Papel da Personalização do Ensino de Programação na Conexão de Meninas com STEAM: Reflexões a Partir do Projeto Meninas STEAM e o Ministério Público nas Escolas
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https://doi.org/10.5753/wit.2025.8567
Resumen
Este estudo visa investigar a aplicação do ensino personalizado nas atividades de programação do projeto Meninas STEAM e o Ministério Público nas Escolas, bem como seus impactos. A metodologia envolveu um diagnóstico inicial das participantes por meio de formulários no Google Forms e dinâmicas interativas, além da implementação de atividades expositivas e práticas, incluindo estratégias como desafios colaborativos e gamificação competitiva. Os resultados apontam que a personalização do ensino, unida à conexão com os interesses individuais das alunas e a uma equipe de tutores de quantidade proporcional ao tamanho da turma, favorece o engajamento e a aprendizagem, destacando a relevância de abordagens adaptativas no ensino de programação.Citas
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Publicado
20/07/2025
Cómo citar
SANTOS, Marcos Vinicius do Valle; REIS, Kenia de Oliveira Silva dos; SANTOS, Victor Hugo Moraes; MIRANDA, Ana Clara Pontes; IBIAPINA, Aricelma Costa; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo.
O Papel da Personalização do Ensino de Programação na Conexão de Meninas com STEAM: Reflexões a Partir do Projeto Meninas STEAM e o Ministério Público nas Escolas. In: ACTAS DEL WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 618-629.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8567.
